Educação Socio Ambiental


O ser humano é o destinatário de todo o trabalho da natureza na construção da biodiversidade planetária.
O ser humano distingue-se dos outros animais pela capacidade de produzir alterações "inteligentes" na face do planeta



Porquê ficou assim ?


·Meu salário é pequeno e vivo preocupado com as contas.

·O governo é o responsável por tudo.

·A televisão só ensina coisas erradas.

·Os pais não sabem educar os filhos.

·Só os desonestos levam vantagem.

·Vou cuidar de mim, o resto que se dane.

·Essa cidade não tem futuro, vou embora assim que puder.

·Não vou ganhar nada com isto e estou perdendo tempo.

As coisas e as pessoas são muito mais dependentes umas das outras do que imaginamos.




Quando reclamamos do pão mal feito imaginamos que o dono da padaria tem a obrigação de fazer um bom pão mas não lembramos que o padeiro que faz o pão é uma pessoa humana como qualquer outra, e naquele dia pode estar preocupado com um filho doente.



Não imaginamos que a roupa que vestimos é meio-ambiente em relação ao corpo, ou que a casa é meio-ambiente em relação às pessoas que a habitam.



O meio-ambiente tem muitas dimensões, e cabe a nós escolher e construir o meio-ambiente que desejamos: agradável ou desagradável.




Poderemos também escolher se as pessoas que estamos formando serão agradáveis ou desagradáveis, felizes ou infelizes, capazes ou incapazes.


Educação para o futuro

Podemos colaborar na preparação das crianças para enfrentar um futuro de menor energia disponível, de diversas maneiras, entre outras, ajudar a escrever esse novo cenário e a dar explicações que sejam solicitadas. Elas necessitam saber o que está se passando e porque estão ocorrendo os problemas com a biosfera, para posicionarem-se corretamente. Deve pedir-se às escolas que ofereçam disciplinas que mostrem como funciona o ecossistema terrestre como um todo e que expliquem o papel da humanidade diante da crise. Um curso de como ver o mundo como um sistema em funcionamento delicado. Eles deverão aprender a obter informação e a processá-la em computadores. Mas, também necessitam vivências práticas, por exemplo, como produzir alimentos de boa qualidade, como preservar em lugar de depredar, etc... 

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia