Chuvas: Faça sua parte

São tristes as notícias decorrentes do período de chuva que assola o país: alagamentos, prejuízos, mortes… São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília são apenas os carros-chefe da falta de planejamento para um evento que acontece ano após ano. Com maior ou menor intensidade, o fato é que todo ano é assim. Falta planejamento e execução de medidas de infra-estrutura, um descaso que se torna inconcebível por ser natural e recorrente.
Por mais que a responsabilidade por ações preventivas seja do Governo Municipal, Estadual e Federal, o cidadão deve fazer a sua parte. Se nos preocupamos com o bem estar dentro de nossas residências, devemos nos preocupar fora dela também. Compilamos neste artigo algumas ações que cada um de nós pode ter para contribuir no impacto das chuvas nas nossas cidades. Faça sua parte. Divulgue e contribua nos comentários!
1. Não jogar lixos nas ruas, córregos, rios, encostas e áreas verdes. Por menor que seja o objeto, o seu acúmulo é o grande responsável pelos alagamentos.

2. Manter limpos quintais e bueiros para que a água da chuva possa escoar com facilidade.
3. Manter ralos e calhas desobstruídos.
4. Embalar o lixo de forma segura e colocá-lo em locais altos, principalmente aqueles que trabalham no comércio e costumam deixar o lixo na rua.
5. Participar de grupos voluntários para manutenção da limpeza preventiva e na disseminação da educação ambiental.
6. Reduzir a quantidade de lixo produzida em sua residência e reciclar sempre que possível.
7. Manter áreas verdes em sua rua, condomínio e bairro, evitando a concretagem e permitindo que a terra absorva o excesso de água da chuva.
8. Evitar construções de qualquer tipo em encostas e morros. Todo trabalho nestas áreas deve ser feito com o aval e apoio da prefeitura da sua região.
É impossível conter os efeitos positivos de uma contribuição colaborativa e positiva se cada um fizer a sua parte.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia