Reduzir aquecimento global

Terça-feira, Março 3, 2009
Tinta branca nos telhados!
Uma campanha contra o aquecimento global: Tinta branca nos telhados!


“One degree less” (Um grau a menos!) é o nome da campanha do Green Building Council Brasil e tem como principal objetivo fazer com que as pessoas se conscientizem da importância de pintar os seus telhados. Pintar os telhados?É isso mesmo. A campanha incentiva e pede para que todos os telhados e tetos das grandes cidades sejam pintados de branco para diminuir os efeitos do aquecimento global.
Segundo estudos da Universidade de Berkeley (CA, USA), cerca de 25% da superfície de uma cidade é composta de telhados.A imensa maioria desses telhados são escuros e refletem apenas 20% da luz solar. Se fossem pintados de branco, compensariam 10t de emissão de CO2 a cada 100m2. O telhado branco reflete mais a luz solar e absorve menos calor.

Veja o vídeo da campanha:




Para se ter uma idéia da grandiosidade do projeto, se 70% dos telhados fossem pintados de branco, geraria uma compensação ambiental equivalente à emissão de 11 bilhões de carros por ano.Isso significaria tirar das ruas cerca de 600 milhões de carros por 18 anos!Se em 20 anos todos os telhados forem pintados, teremos o efeito de retirar metade dos carros que rodam em todo o mundo!
Fonte:http://www.energiaeficiente.com.br


Opiniao Pessoal

O combate ao aquecimento global poderá ser feito com pequenas iniciativas, cuja soma terão efeitos para reduzir o aquecimento global. Plantar mais árvores, arborizar as ruas.... porque não plantar árvores em todas as laterais de rodovias ? Observem como fica mais fresco quando passamos por uma rodovia arborizada.

Realmente faz sentido, que tal fazer um teste simples, vista uma camiseta preta e se esponha ao sol por alguns minutos, depois repita com uma camiseta branca e sinta a diferença brutal. ( talvez melhore a opinião dos criticos )

Ecoharmonia

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia