Governo promove seminário para fortalecimento da educação ambiental

Meio Ambiente

13/08/2010 15:00

O Conselho Estadual do Meio Ambiente, através da Câmara Temática de Biodiversidade, Biomas e Educação Ambiental, e do grupo de trabalho de elaboração da préproposta do Projeto de Lei da Política Estadual de Educação Ambiental, realiza entre 30 de agosto e 2 de setembro, em Faxinal do Céu, seminário com o objetivo de ampliar a discussão em torno do tema.
Para o presidente do Conselho Estadual do Meio Ambiente, Jorge Augusto Callado Afonso, o evento é oportuno também para a troca de experiências. “Os assuntos relacionados ao meio ambiente são trabalhados diretamente com a conscientização das pessoas, e a proposta de levar a educação ambiental para dentro das escolas vem fortalecer as ações em prol da sustentabilidade ambiental”, destaca Jorge Augusto Callado.
A Política de Educação Ambiental, enquanto política de Estado, está sintonizada com as demandas contemporâneas de um desenvolvimento socioambiental sustentável, e deve disciplinar e coordenar a destinação de recursos financeiros, humanos e de projetos na área, otimizando a sua utilização, e os seus resultados na prevenção e mitigação de impactos ambientais e na ampliação dos seus benefícios sociais.
Durante quatro dias, representantes de todos os segmentos da sociedade, participam de palestras, dinâmicas e reuniões para tratar de temas relacionados a política de educação ambiental. No primeiro dia, a palestra será de Enrique Leff, doutor em Economia do Desenvolvimento, professor de Ecologia Política e Políticas Ambientais e coordenador da Rede de Formação Ambiental para América Latina e Caribe do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma).
A Política de EA, propiciará ao Estado do Paraná, uma atuação focada no campo da educação e da mobilização social, evitando projetos descontinuados. Facilitará ainda a criação de sinergia entre as diversas iniciativas já existentes. Está prevista a participação de cerca de 400 pessoas entre profissionais de diversas áreas, movimentos sociais e ongs.
PARCERIAS - O seminário contará também com a participação dos representantes dos Ministérios do Meio Ambiente e da Educação, ambos vem contribuindo de forma direta nesse processo. Além disso, em âmbito estadual são parceiros da Secretaria de Estado do Meio Ambiente na realização desta atividade, Secretaria de Estado da Educação, Secretaria de Estado da Saúde, Secretaria de Estado da Agricultura, Secretaria de Ciência e Tecnologia.
O secretário executivo do Conselho Estadual de Meio Ambiente, Paulo Roberto Castella, explica que o mais importante é a contribuição da sociedade. “Além do seminário mostrar como está a atual fase de construção da política ambiental do Estado, o Conselho também conta com a participação da sociedade paranaense, que pode opinar, participando assim de forma efetiva da construção” comenta Castella.
As contribuições sob a forma de consulta pública, devem ser encaminhadas ao endereço eletrônico consultapublica@sema.pr.gov.br ou também pelo site www.cema.pr.gov.br até 28 de agosto de 2010, com as seguintes identificações: indicações de artigo, inciso e letra a serem alteradas (supressão ou inclusão) e nome completo, e-mail, telefone, instituição (se pertencentes) e município do proponente.
As contribuições serão classificadas e organizados pelo grupo de trabalho que elabora a minuta da Política Estadual de Educação Ambiental que será discutida em Faxinal do Céu. O GT foi instituído pela Câmara Temática Biodiversidade, Bioma e Educação Ambiental no âmbito do Conselho Estadual do Meio Ambiente.
Fonte: Agencia de notícias do estado do Paraná.

Comentários
A notícia fala em disciplina, "O encontro vai propor projeto de lei para tornar o meio ambiente disciplina curricular nas escolas da rede pública estadual", contudo não fala em disciplina de Educação Ambiental e sim disciplina de meio ambiente, no fundo vejo a mesma situação e os mesmos riscos, mas pode ser uma proposta não isolada e precisa entender como a proposta posicionar as outras disciplinas e formas de atuação da escola, etc....
EA tem um escopo que é muito amplo e pouco estanque, ela é muito mais uma forma de trabalhar sob os escopos das outras disciplinas. Meio ambiente tem um escopo melhor definivel (será) e que hoje esta permeado em outras disciplinas, mas nas discussões não me recordo disto ter sido aprofundado.
A visão da ea como disciplina é discutida desde que a ea vem sendo tratada. Em fórum mais aprofundados do tema (encontro nacional, ibero, fóruns acadêmicos, fóruns de educação e pedagogia, etc) há entendimento - não consensuado mas aprofundado - de que em acordo com uma visão sistêmica de meio ambiente não é possível trabalhar a EA numa disciplina, contudo na construção do nosso mundo é/foi dominantemente a visão cartesiana e esta foi a visão que estruturou a maior parte das instituições/forma de pensar e organizar a sociedade, assim, via de regra, em muitos fóruns ambientais e outros locais em que o tema aparece, é manifestada por apaixonados a necessidade de criar a disciplina EA em todos os cursos e para todos os estudantes, na esperança que isso resolva tudo. A questão disciplina foi aprovada em diversas instâncias das conferências. Não sei se saiu na versão final.
Questões como esta dependem muito do entendimento das pessoas e divergências são normais e podem ser salutares. As ações não são nem podem ser imutáveis mas precisam de um tempo de execução/ implantação/ maturação que permitam que aconteça, não é possível mudar a cada nova situação sob o risco de nunca implantar nenhuma.
Outra questão importante é a forma de realização destas consultas, na prática vai valer o que for definido em faxinal? quem efetivamente pode participar e ficar 3 /4 dias afastado de suas atividades, provavelmente apenas as pessoas que tem a EA como atividade profissional. Precisamos implantar maneiras de aumentar a participação efetiva das pessoas não ligados as grandes corporações.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia