Mercúrio em área pública contamina crianças no interior

15/10/2010 - 04h08
DE SÃO PAULO

Quando Solange Antunes, 30, entrou em sua casa, viu os móveis e o chão cobertos por bolinhas de um líquido prateado que seus filhos de oito e dez anos haviam achado num terreno municipal e derramaram ao brincar.
Poucos dias depois, no final de junho, eles e os outros quatro irmãos começaram a ter febre, diarreia, vômito e irritações na pele estavam contaminados por mercúrio. A informação é da reportagem de Cristina Moreno de Castro, publicada nesta sexta-feira pela Folha (íntegra disponível para assinantes do jornal e do UOL).
As crianças levaram as bolinhas para a escola e ajudaram inadvertidamente a espalhar uma contaminação que expôs mais de cem pessoas no distrito Primavera, em Rosana (748 km de SP).
Duas filhas de Solange correm risco de ter danos neurológicos irreversíveis. O mercúrio é tóxico, causa danos ao sistema nervoso e pode ser fatal, se inalado em grande quantidade.
O terreno onde as crianças acharam cerca de 20 frascos -- ou 1,5 kg -- de mercúrio metálico numa sacola de lixo era usado como depósito de entulho pela prefeitura. A área foi interditada pela Cetesb (agência ambiental de SP). 
 
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/cotidiano/814908-mercurio-em-area-publica-contamina-criancas-no-interior.shtml


Comentário

Vejam o que o descarte inadequado de produtos químicos pode gerar (nesse caso só 1,5 kg).

Ecoharmonia

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia