A Fundação Espaço ECO

CBN SP

Entrevista com Gislaine Rossetti,    representante da Basf no Conselho Curador da Fundação Espaço Eco




quinta-feira 25.11.2010 às 11:29 horas


A Fundação Espaço ECO
BASF inaugurou a Fundação Espaço ECO em junho de 2005, em área do Complexo de Tintas e Vernizes em São Bernardo do Campo (SP). A iniciativa é fruto da parceria com a GTZ (agência do governo alemão para a cooperação internacional) e recebeu apoio da Prefeitura de São Bernardo do Campo, do SENAI (Serviço Social da Indústria) e do SESI (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial).
Trata-se de uma área de excelência em desenvolvimento sustentável, que abriga um centro de ecoeficiência para a América Latina e onde são realizados projetos de educação sócio-ambiental, desenvolvimento comunitário e de reflorestamento.


A Fundação ocupa uma área de preservação ambiental de cerca de 290 mil m², considerada reserva da biosfera - zonas de ecossistemas terrestres reconhecidas internacionalmente pelo Programa sobre o Homem e a Biosfera (MAB) da UNESCO. Até 2009, serão investidos cerca de R$ 3 milhões para a conclusão do projeto.
Pioneirismo na América Latina
Não há na América Latina iniciativa comparável a Fundação Espaço ECO. Obviamente, existem pesquisas e serviços prestados para a análise do ciclo de vida dos produtos e a produção mais limpa. Contudo, o que faz da Fundação Espaço ECO algo único é a ferramenta operacional - prática desenvolvida e aplicada pela BASF em mais de 250 casos-, combinada com a experiência e o alcance da GTZ.A iniciativa é também um dos projetos de parceria mais completos dentro da proposta doGlobal Compact. Desde que o Centro iniciou suas operações, clientes interessados na ferramenta estão sendo convidados a fazer uso dos serviços prestados e vêm demonstrando receptividade e interesse.
A BASF mantém outros dois centros de ecoeficiência próprios ao redor do mundo: um na Alemanha e outro nos EUA. Porém, somente parte de seus serviços é prestada para clientes externos.



Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia