Escola mirim no Rio trabalha cultura do carnaval e consciência ambiental

04/03/2011 10:33:10
Vitor Abdala, da Agência Brasil
A responsabilidade das cerca de 2 mil crianças e adolescentes que integram a escola de samba mirim Pimpolhos da Grande Rio será grande nesta sexta-feira (4/3). Além de mostrar para o público um trabalho desenvolvido durante meses no barracão da escolinha, os Pimpolhos vão representar a comunidade de Duque de Caxias, cuja escola de samba Acadêmicos do Grande Rio foi afetada por um grande incêndio em fevereiro.
A escola é uma das 17 agremiações mirins que vão desfilar hoje na Marquês de Sapucaí, abrindo oficialmente o carnaval do Sambódromo carioca. O desfile, no entanto, é apenas o encerramento de um trabalho pedagógico e cultural desenvolvido desde agosto do ano anterior.

Assim como em outras escolas mirins, o objetivo da Pimpolhos é trabalhar a cultura do carnaval e questões voltadas para a cidadania das crianças. Segundo a presidenta da escola, Camila Soares, a agremiação de Duque de Caxias tem uma preocupação especial com o reaproveitamento de materiais. As fantasias são feitas com material reciclável, como pacotes de biscoito usados.
“A gente trabalha muito voltado para a ideia da estética do reaproveitamento, com o desenvolvimento de técnicas a partir da manipulação de materiais reaproveitáveis. No nosso barracão, isso é nítido. O barracão inteiro é um reaproveitamento artístico”, disse Camila.
Além do meio ambiente, conceitos como família, trabalho em equipe, problemas sociais, ética, cidadania e respeito também são trabalhados no enredo da escola. O próprio enredo é explicado às crianças em oficinas pedagógicas no fim do ano anterior ao carnaval. “O projeto Carnaval Pedagógico tem o objetivo de fazer com que as crianças entendam o que elas estão cantando, o que elas estão vestindo”, disse.
Segundo Camila Soares, o trabalho não é desenvolvido apenas no barracão da escola. O Carnaval Pedagógico é levado também às escolas de ensino fundamental do município, localizado na Baixada Fluminense, por meio de oficinas lúdicas.
Além de trabalhar com as crianças, a Pimpolhos também desenvolve um projeto de capacitação profissional de jovens e adultos, voltada para a cadeia produtiva do carnaval.
(Agência Brasil)

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia