Óleo doméstico pode virar sabão



Cada litro derramado na pia de casa contamina um milhão de litros de água. Um especialista mostra as vantagens da coleta seletiva.
O óleo vegetal de fritura usado é matéria prima para fabricação de vários produtos, a saber: 
Massa para fixação de vidros, insumo para ração animal, biodiesel, etc. 
O mais conhecido dentre eles é o sabão caseiro, muito utilizado para lavar roupa e louça.
Temos então um resíduo extremamente nocivo ao meio ambiente, e que pode ser perfeitamente reaproveitado. 

A grande dificuldade enfrentada principalmente nas grandes cidades é a conscientização e conseqüente mobilização para que as pessoas não descartem o óleo inadequadamente e também poder proporcionar uma rede de coleta e destinação do óleo que seja simples e barata. 
Muitas empresas que fabricam sabão usam óleo vegetal de fritura usado, porém não em larga escala como poderia ser. Muitas ainda usam gordura animal, farelo de ossos, entre outros. 
Do ponto de vista do business, existem várias empresa e ONGs que coletam óleo vegetal e revendem esse óleo, ate mesmo fabricam sabão, mas em pequena escala. 
Do ponto de vista ambiental, o problema está longe de ser solucionado, visto que mais de 80% do óleo de cozinha usado encontrado na rede de esgoto segundo dados da Sabesp, tem origem doméstica. 
A coleta hoje em dia abrange apenas o que chamamos de "grandes geradores" (comércio e indústria), enquanto que as residências, por falta de orientação adequada e até de alternativas viáveis, acabam descartando no ralo da pia mesmo. 

Existem iniciativas interessantes a respeito, mas ainda há muito o que fazer.

Gostaria de lembrar que com o advento da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), todos pela lei,  são obrigados a destinação correta aos seus resíduos. Acho muito oportuno esta dica em se utilizar o óleo para transformá-lo e sabão caseiro. Vejo isso como parte de uma educação ambiental no âmbito dos resíduos. Não podemos  esquecer que as embalagens dos óleos que utilizamos, também impactam negativamente o meio ambiente. Portanto temos além dos resíduo do óleo, as embalagens que não devem ser esquecidas. 

Dêem uma olhada neste site:  
http://www.programajoguelimpo.com.br

Instituto Triângulo,  já faz este trabalho com muito sucesso.
http://www.triangulo.org.br/

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia