AMAZÔNIA EXÓTICA - Resenha

A bibliotecária e pesquisadora do Museu Paraense Emílio Goeldi OLÍMPIA REIS RESQUE estará lançando o livro AMAZÔNIA EXÓTICA: CURIOSIDADES DA FLORESTA fruto de uma exaustiva pesquisa em torno dos relatos dos cronistas e viajantes que cruzaram à Amazônia desde o século XVII ao início do século XX, onde seleciona um universo fantástico e curioso de aspectos da floresta, seus habitantes e os mistérios da mitologia indígena.

O livro, ricamente ilustrado com iconografias da época e aquarelas dos artistas plásticos Eron Teixeira e Antonio Martins confere uma bela apresentação à obra, agradável aos olhos, tornando-se leitura indispensável para estudo e lazer. 


Seu lançamento será realizado na LIVRARIA ALEXANDRIA no dia 30/09/2011 ás 18 horas, cito a Travessa Nestor de Castro, 223 loja 2 (esquina c/ Rua do Rosário) Centro - Curitiba – PR (tel. 41-3027-4741) OLÍMPIA REIS RESQUE, graduada em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Pará e especialista em Bibliotecas Universitárias pela mesma Universidade, exerce suas funções profissionais na Biblioteca Domingos Soares Ferreira Penna e Arquivo Guilherme de La Penha, ambos no Museu Paraense Emílio Goeldi durante 30 anos, desenvolvendo pesquisa bibliográfica, histórica e indexação de documentos. Desde 1995 pesquisa a terminologia da fauna e flora da Amazônia com o objetivo de elaborar um Vocabulário Controlado utilizado para consulta dos profissionais bibliotecários quando do tratamento da informação e entrada de dados em bases bibliográficas.

Com esse objetivo já elaborou os Vocabulários de Frutas Comestíveis, Aves, Mamíferos e Madeiras na Amazônia, que apresentam também relatos de viajantes e naturalistas que percorreram a região em séculos passados, citando termos da fauna e flora conforme grafados na época. 

Publicou outros trabalhos como: COLETÂNEA DAS PUBLICAÇÕES DO MUSEU PARAENSE EMÍLIO GOELDI (1894-1956), OS VIAJANTES, CADERNO DE ANOTAÇÕES com relatos dos viajantes brasileiros e estrangeiros que passaram por essa região em séculos passados e o VOCABULÁRIO CONTROLADO DE FRUTAS COMESTÍVEIS NA AMAZÔNIA, disponível no Repositório Institucional do Museu Goeldi, on line. Olímpia Lança agora o guia histórico: AMAZÔNIA EXÓTICA: CURIOSIDADES DA FLORESTA com a colaboração do biólogo, biomédico e pesquisador Daniel Rebisso Giese.

Fonte: www.jornalmeioambiente.com.br

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia