EUA lembram os dez anos do 11 de Setembro


A música IMAGINE nos faz refletir um mundo melhor,  uma mensagem de paz e esperança a todos os povos.






Cerimônias ocorrem em Nova York, Washington e Pensilvânia para lembrar ataques terroristas que mudaram os EUA e o mundo Sob forte esquema de segurança após alertas de uma possível nova conspiração da rede terrorista Al-Qaeda, os EUA lembram neste domingo o décimo aniversário dos ataques em que 19 terroristas usaram quatro aviões para atacar as Torres Gêmeas, em Nova York, o Pentágono, em Washington, e que, confrontados pelos passageiros, causaram a queda de uma aeronave na Pensilvânia. (Veja infográfico com cronologia dos ataques)
Ex-primeira dama Laura, ex-presidente George W. Busch, primeira dama Michelle e presidente dos EUA, Barack Obama, ouvem hino durante cerimônia em Nova York do 11/09
Intercalada com poemas, orações, mas sem celebrações religiosas, a leitura dos nomes das vítimas foi interrompida no horário exato do segundo ataque, lançado com o voo 175 da United Airlines contra a Torre Sul às 9h03 (10h03 de Brasília), e dos colapsos da Torre Sul, às 9h59 (10h59 de Brasília), e da Torre Norte, às 10h28 local (11h28 de Brasília).

Bush, que era presidente dos EUA na época dos ataques, leu uma carta de Abraham Lincoln (1861-1865) para uma mulher que perdeu seus cinco filhos na Guerra Civil dos EUA. "Sinto quão fraca e infrutífera deve ser qualquer palavra minha para tentar consolar uma perda tão inimaginável", leu Bush, citando Lincoln. "Mas não posso evitar de apresentar-lhe o consolo que pode ser encontrado no agradecimento da república pela qual eles morreram para salvar."

Além da lembrança das vítimas do WTC, também serão lidos os nomes dos mortos no ataque no Pentágono - lançado com o voo 77 da American Airlines - e na queda do voo 93 da United Airlines em Shanksville, Pensilvânia, com momentos de silêncio sendo observados no exato momento dos respectivos impactos dos aviões (9h37 e 10h03 local - 10h37 e 11h03 de Brasília, respectivamente).

Depois disso, os parentes das vítimas visitarão o novo memorial no Marco Zero. Muito esperado, esse espaço paisagístico de três hectares será aberto ao público a partir de segunda-feira. Com mais de 200 castanheiras, possui duas grandes fontes, com as paredes de água fluindo sem parar. Foram erguidas no lugar exato onde estavam as Torres Gêmeas. O nome de cada vítima está inscrito em seu entorno. 

Perto do memorial está sendo levantada a principal torre do novo complexo, o One World Trade Center, que alcançará 1.776 pés (541 metros), o futuro edificio mais alto dos EUA. Sua altura, em pés, corresponde ao ano da independência americana.

Outras cerimônias

Em Shanksville, Pensilvânia, centenas compareceram a uma cerimônia em memória das vítimas do voo 93 da United Airlines, que começou às 9h30 local (10h30 de Brasília). Obama deve chegar em Shanksville nas próximas horas para depositar uma coroa de flores no local da queda do avião, único que não chegou ao alvo dos terroristas - o Capitólio (Congresso americano) ou a Casa Branca, em Washington -, porque os passageiros se organizaram contra os sequestradores.

No sábado, Bush, seu antecessor, Bill Clinton (1993-2001), e o vice-presidente Joe Biden participaram de uma cerimônia em homenagem aos 40 passageiros e tripulantes do voo 93 que caiu no local. "A decisão deles custou suas vidas", mas em troca "hoje há americanos que estão vivos graças ao que eles decidiram fazer, e por isso lhes somos eternamente gratos", declarou Bush.
Juntamente com o chefe do Estado-Maior Conjunto dos EUA, Mike Mullen, e o secretário de Defesa americano, Leon Panetta, o vice Biden compareceu neste domingo à solenidade no Pentágono, onde Obama deve comparecer às 15h30 (16h30 de Brasília) para depositar uma coroa de flores.



Em seu pronunciamento, o vice Biden reiterou o poder de recuperação do povo americano. "Apesar de toda a dor, de todo o sofrimento, nós podemos olhar para o céu e agradecer, pois não há uma só tragédia que os americanos não tenham conseguido superar." O vice de Obama relembrou uma frase que sua mãe costumava lhe dizer: "Minha mãe costumava dizer que há coragem em cada coração. E, um dia, ela será somada", finalizou.

Ao todo, 184 pessoas morreram quando o voo AA77, o terceiro sequestrado pelos terroristas da Al-Qaeda, colidiu contra um dos setores do Departamento de Defesa às 9h37 locais (10h37 de Brasília). A banda de música da Marinha interpretou o hino "Amazing Grace" após o minuto de silêncio absoluto em lembrança dos mortos.

O único discurso público do presidente americano ocorrerá em Washington, durante o evento chamado "Um Concerto pela Esperança", às 20h30 local (21h30 de Brasília), quando também se apresentam o astro country Alan Jackson, a lenda do R&B Patti LaBelle e a renomada mezzo soprano Denyce Graves.

Em sua mensagem divulgada no rádio e na internet no sábado, Obama deu uma prévia da mensagem que transmitirá neste domingo no Kennedy Center. Na véspera do aniversário dos ataques, Obama pediu união nacional e um olhar para um futuro compartilhado.

"É claro para todo o mundo ver - os terroristas que nos atacaram naquela manhã de setembro não são páreo para o caráter de nosso povo, a resiliência de nossa nação ou a força de nossos valores", afirmou um dia antes do décimo aniversário dos atentados. "Ao olhar para o futuro, seguiremos demonstrando que os terroristas que nos atacaram são impotentes frente à coragem e resistência do povo americano", disse Obama.

Assista ao vídeo sobre os ataques do 11 de Setembro:












































7/2
5

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia