A Inserção da Educação Ambiental nas Empresas e no Conteúdo Programático dos Cursos de Graduação


A Educação Ambiental é extremamente importante e grande parte das empresas estão empenhadas em incluí-las em suas práticas rotineiras, independente de exigências legais e das normas exigidas. Essa pratica diária desperta nos funcionários a busca de soluções concretas para os problemas ambientais que ocorrem no seu dia-a-dia, na execução de suas tarefas, influenciando gestores e demais colegas.
A comunidade do entorno é parte integrante deste processo e deve estar inserida dos eventos educativos e dos aspectos e impactos ambientais que influenciam o habitat onde vivem.
“...quando uma empresa implanta um sistema de gestão ambiental, adquire uma visão estratégica em relação ao meio ambiente: deixa de agir em função apenas dos riscos e passa a perceber também as oportunidades. Isso somente é possível se todos compartilharem a mesma visão e estiverem motivados a contribuir. Esse é o maior diferencial.” (MOREIRA, 2001, s.p.).

Aspectos positivos da educação ambiental nas empresas:


Conscientização dos funcionários na redução no consumo; redução de resíduos; maior comprometimento dos funcionários com o  SGA (Sistema de Gestão Ambiental); racionalização dos consumos de energia elétrica e água e melhoria dos resultados dos programas 3R´s (Reciclar, Reutilizar, Reduzir),  coleta seletiva; melhoria da imagem das empresas; maior engajamento do público nos demais programas da fábrica; maior conhecimento dos procedimentos ambientais; envolvimento dos familiares  dos funcionários e comunidade; fortalecendo os meios para atingir metas; entendimento da legislação ambiental; maior integração comunidade / empresa; interação e melhoria do clima organizacional, etc.
Ainda assim percebe-se que na maioria das grades curriculares de graduação não contemplam as questões ambientais, o que certamente seria um avanço pela complexidade e o comprometimento que envolve todos os setores de uma empresa e da sociedade.

Em Síntese:
·   Estabelecer um sistema de gerenciamento dos riscos ambientais das indústrias;
·                Eliminar, neutralizar ou diminuir o impacto ambiental;
·       Melhorar a imagem da empresa junto ao consumidor e sociedade;
·       Melhorar o processo e diminuir custos com desperdícios de resíduos;
·                Colaborar para melhora na qualidade de vida;
·                Melhorar a competitividade;
·                Atendimento a legislação;
·   O papel da empresa na educação ambiental para a comunidade onde está inserida a empresa, funcionários e familiares, bem como as instituições governamentais.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia