Receita apreende mais um contêiner com lixo hospitalar em Pernambuco


RECIFE - A Receita Federal acaba de confirmar que o segundo contêiner enviado por uma empresa dos Estados Unidos para Pernambuco também tem uma carga irregular de lixo hospitalar. São mais de 20 toneladas de catéteres, sondas, luvas, seringas e até lençois sujos de sangue. É o segundo carregamento, em menos de uma semana, que contém material contaminante importado irregularmente.
A carga está sendo vistoriada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e pela Receita Federal. O material veio do porto americano de Charleston, e em alguns lençóis consta o nome do Hospital Central Services Cooperative. No início dessa semana, um primeiro contêiner com o lixo havia sido encontrado pela Receita Federal.

O material veio no meio de tecidos que seriam enviados para uma empresa de Santa Cruz do Capibaribe, cidade localizada na região agreste de Pernambuco e que integra o polo de confecções do estado. Até o momento a Receita ainda não divulgou o nome da empresa importadora no Brasil. O destino da carga ainda não está definido. Ela pode ser incinerada no Brasil com custo para os exportadores e importadores ou devolvida aos Estados Unidos. A carga foi encontrada em contêineres no porto de Suape, no litoral sul do estado.
A importação de resíduos sólidos e perigosos é proibida no Brasil desde o ano passado. A Lei 12.305 determina penas para empresas envolvidas na importação e distribuição de materiais que representem risco para a saúde.
Fonte: http://oglobo.globo.com/cidades



Leia mais sobre esse assunto em http://oglobo.globo.com/cidades/mat/2011/10/13/receita-apreende-mais-um-conteiner-com-lixo-hospitalar-em-pernambuco-925570311.asp#ixzz1argM3G21

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia