Belo Monte - A Guerra pela água no Brasil

Belo Monte é o nome do projeto da segunda maior Usina Hidrelétrica do Brasil - atrás da binacional Itaipu - a ser construída no Rio Xingu - Pará. 

Perspectivas positivas são lançadas, mas valerá o dano irreversível a um patrimônio do Brasil e da humanidade?

Impactos iniciais já acontecem: os ânimos estão acirrados. Outros serão causados como mudança da paisagem, transferência do povo nativo, poluições causadas pela instalação da infra-estrutura da obra, alteração na biodiversidade, da navegação e do acesso aos rios pela população, perda de fontes de renda e sustento das famílias, e, principalmente, futuramente, áreas da floresta Amazônica desaparecerão, e o rio Xingú terá seu curso desviado para um reservatório, diminuindo sua vazão e as possibililidades daqueles que dependem dele para sobreviver. Humanos e não-humanos, estão em risco. No final dos anos 80 iniciou a luta contra esta obra e ela está tomando sérias proporções.

“O Governo federal só vai construir a usina se matar os índios que vivem aqui. O Rio Xingu vai ficar vermelho de sangue”. 
Luis Xipaia da aldeia Tukaia

ESTÁ MUDANDO O CLIMA SÓCIO-AMBIENTAL - Somos todos vulneráveis às variações deste clima.

Ambientalmente falando, a floresta, lá no norte do país, equilibra o clima aqui no sul e este equilíbrio depende de muitos fatores. Socialmente abordando o tema, as tenções e ameaças resultantes nos atingem de forma complexa. Não podemos ignorar o que está acontecendo. Ignorar no sentido de não ter as informações, como, também, de não querer saber do assunto, pois os resultados, certamente, nos atingirão.

Do ponto de vista ecológico a obra Belo Monte destrói ecossistemas que prestam serviço, gratuitamente, a toda a população, para atender a interesses econômicos. Defendemos aqui o valor ambiental, mas, também, o valor social da natureza. O desequilíbrio natural desencadeia crise social. É preciso repensar nosso modelo de desenvolvimento, nossos valores, nossas ações. Qualidade de vida para alguns não deve provocar a privação na vida - e de vida - para outros.
Para compreender mais baixe aqui o livro 
Mudanças Climáticas e Mudanças Socioambientais Globais: reflexões sobre alternativas de futuro
http://unesdoc.unesco.org/images/0019/001918/191897POR.pdf
Acompanhe a cronologia do projeto aqui
e os demais movimentos a favor e contra, abaixo.

Apresentações do Povo

Agapan

Jornal Nacional

Fantástico

TV RBA

Políticos


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia