Projetos sustentáveis - Empresas e Instituições

Projetos sustentáveis
Empresas e instituições que executem há 3 anos iniciativas nesta área podem concorrer à certificação Green Project Awards (GPA)
06/02/2012 - 07:00

Estão abertas as inscrições da versão brasileira do prêmio europeu Green Project Awards (GPA), uma certificação de reconhecimento internacional, para projetos sustentáveis. Podem participar empresas e instituições que tenham essa prática em execução há, no mínimo, três anos. As inscrições para a candidatura a uma das quatro categorias do prêmio deve ser feita pelo site www.gpabrasil.com.br/formularios/ até 30 de março próximo.  
As indústrias podem indicar seus projetos na modalidade de Produtos e Serviços, nas áreas de desenvolvimento social, ambiental, economia e ética. O julgamento dos projetos nesta categoria caberá à Confederação Nacional da Indústria (CNI). As outras três categorias são Iniciativa Jovem, Pesquisa e Desenvolvimento e Campanha de Mobilização.  

Já reconhecido em Portugal como uma importante referência na área da sustentabilidade, o GPA é promovido pela consultoria lusa GCI e, no Brasil, pelo Instituto Nacional de Tecnologia (INT), vinculado ao Ministério da Ciência e Tecnologia. Realizada pela primeira vez fora da União Europeia, a premiação dos vencedores ocorrerá na conferência Rio +20, em junho. A auditoria do prêmio será realizada pela empresa KPMG.  
“O GPA chega ao Brasil num ótimo momento, porque existe uma mobilização muito forte de toda a sociedade pela sustentabilidade. A CNI não poderia ficar de fora desse movimento”, explica a coordenadora da categoria Produtos e Serviços do GPA, Loni Mânica.  
Os vencedores de cada categoria receberão certificações de boas práticas de sustentabilidade. “O maior ganho das empresas é a repercussão nacional e internacional das suas ações de sustentabilidade e inovação social”, complementa Mânica. Outras informações sobre o GPA podem ser obtidas no site www.gpabrail.com.br.  
Trata Brasil junta-se ao Cidades Sustentáveis
O Instituto Trata Brasil, que coordena uma ampla mobilização nacional pela universalização dos serviços de saneamento básico no País, é o mais novo parceiro do Programa Cidades Sustentáveis, uma iniciativa do Instituto Ethos, Rede Nossa São Paulo e outras entidades. Ele tem como objetivo colocar a sustentabilidade na agenda da sociedade, dos partidos políticos e, principalmente, dos candidatos às eleições municipais de 2012.
O Programa Cidades Sustentáveis trabalha na conscientização e comprometimento dos candidatos a Prefeito com indicadores de melhoria das condições de vida nas cidades. O apoio do Instituto Trata Brasil virá através de suas ações de mobilização e sensibilização da sociedade para a importância dos serviços de água tratada, coleta e tratamento dos esgotos. O Trata Brasil também fará ações específicas para auxiliar neste convencimento dos candidatos, tão importante para a construção de cidades mais sustentáveis.
O momento é oportuno porque, pela legislação, o prefeito é o responsável pela melhoria dos serviços de saneamento básico na cidade, então o Trata Brasil entende que a eleição é uma excelente oportunidade da população cobrar que seus candidatos priorizem a solução dos serviços de água e esgotos.
Édison Carlos, presidente executivo da entidade, afirma que “somente com a mobilização das pessoas conseguiremos avançar mais rápido nestes serviços, cuja falta causa tantos problemas ao Meio Ambiente e à saúde da população”.  
A partir de hoje, o site do Instituto Trata Brasil contará com uma seção dedicada ao Cidades Sustentáveis, onde o público terá mais informações sobre o programa, como participar, ações do Trata Brasil e links para a relação atualizada dos candidatos já comprometidos com o programa. Clique no site www.tratabrasil.org.br para acessar as informações.
Veja outras iniciativas:

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia