Rede de proteção e cuidado do futuro da sociedade


Problema com vício das drogas
É preciso, urgentemente, alertar sobre a dinâmica que tem envolvido a geração jovem no círculo vicioso das drogas, considerando "a magnitude do consumo de substâncias psicoativas e suas conseqüências no Brasil, especialmente o crack, associado ao contexto de vulnerabilidade de crianças, adolescentes e jovens"(1). 
Num compromisso concreto com esta geração, responsável pelo futuro da nossa sociedade, devemos cuidar os valores com os quais estamos criando este futuro: rapidez, praticidade, relações virtuais e descartáveis, consumismo, prazer imediato...
Há expressivas carências na relação humana, que levam a busca angustiante de algo que preencha um vazio, expressando-se de forma variada, conforme a condição social e o meio onde o indívíduo cresce, caracterizando-se por excessos & faltas.
· A família, base neste crescimento, está, em grande parte, envolvida em contexto problemático dos mais variados. Muitas vezes, quem deveria cuidar, amar, são os que causam insegurança e sofrimento, ou não estão mantendo sua responsabilidade e compromisso com seus membros em pleno desenvolvimento, caracterizando violação, omissão e até abandono.
·   Por sua vez, a vulnerabilidade se mantém, quando a escola não consegue atender todas as necessidades pessoais e sociais de seus alunos (que se avolumam) para aprender e se desenvolver adequadamente.
· As vulnerabilidades apontam riscos que trazem consequências para a saúde física, emocional e social das crianças, adolescentes e jovens, levando-os por caminhos e para escolhas cujos problemas se multiplicam, e que podem ser irreversíveis: drogas (dependência e tráfico), gravidez na adolescência, violências, infrações da lei, doenças transmissíveis, ...
·  Em vista de uma trajéria cheia de conflitos e inseguranças, a  desigualdade socioeconômica e de oportunidades atinge o jovem num outro formato quando este se encontra com idade para entrar no mundo do trabalho e a necessidade de sobrevivência é motivo para continuar num círculo vicioso e problemático, atingindo seus descendentes.

O que leva ao caminho das drogas, desde uma criança até o jovem, é de nossa responsabilidade: desde  a maneira fácil e rápida de ganho monetário como 'mula' em Trabalho Infantil; a confecção e o tráfico que levam o jovem a um Processo Judicial;  o uso para  fugir dos problemas e da falta de perspectivas; visão de mundo que dá proteção, prestígio e poder; busca de prazer e fortes sensações; por sentimento de pertencimento e aceitação social; para ter acesso a direitos e bens... É preciso que se estabeleça um compromisso na rede de proteção de crianças e adolescentes para que seu convívio e crescimento seja saudável e seguro para o futuro da sociedade.


(1) PLANO INTEGRADO DE ENFRENTAMENTO AO CRACK E OUTRAS DROGAS http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2007-2010/2010/Decreto/D7179.htm


(3) PESQUISA: MOTIVOS DA EVASÃO ESCOLAR (PDF)

http://www.seade.gov.br/produtos/spp/v20n01/v20n01_11.pdf

de vulnerabilidade, risco pessoal e social.
http://www.mp.rj.gov.br/portal/page/portal/MCA/Censo/Terceiro_Censo/8_SUAS.pdf



Fonte: Ecopedagogia

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia