Bicicletas de bambu são a novidade nas ruas de São Paulo


As bicicletas de bambu começaram a andar pela cidade de São Paulo. Elas fazem parte do "Escolas de Bicicleta", um projeto criado pela Secretaria Municipal de Educação que tem como proposta formar ciclistas urbanos.

Bambu móvel
Lilian Borges/Divulgação

Detalhe do 'quadro' das bikes sustentáveis feitas de bambu
O bambu é um dos materiais mais sustentáveis do mundo. Bonito, resistente e renovável, já conquistou seu espaço em grandes construções e começa a ser
pensado também como alternativa para outros meios.

Curioso pensar, contudo, que no distante ano de 1995 (quando não se discutia diariamente o futuro do planeta) o designer brasileiro Flávio Deslandes criou os quadros (a estrutura central da bicicleta) de bambu.
Além de incentivar o uso de um material natural, a ideia já estimulava que a população andasse menos de carro, produzisse menos poluição e consequentemente, tivesse uma vida mais saudável.
As bicicletas, atualmente, estão sendo construídas dentro do Centro Educacional Unificado (CEU) Jardim Paulistano.
Lilian Borges/Divulgação

Alunos e monitor fazem percurso casa-CEU-casa com segurança em bikes de bambu
Escolas de Bicicleta
O projeto "Escolas de Bicicleta" é destinado a estudantes dos CEUs que tenham entre 12 e 14 anos.
O programa visa ensinar e preparar os jovens a se locomoverem no percurso casa-CEU-casa sem correr nenhum tipo de risco.
Acompanhados por um monitor, os grupos são formados por cerca de 15 alunos. Depois de um mês de aula, eles recebem um certificado que os aprova a fazer o trajeto com os colegas.
Além das bicicletas e do certificado, os alunos recebem um kit com capacete, iluminação, colete refletivo, bagageiro e alforje (um tipo de sacola), buzina, retrovisor e cadeado.
O dinamarquês Mikael Colville-Andersen, especialista em mobilidade urbana, é um dos responsáveis pelo sucesso da proposta. Ele criou o conceito em seu país natal e espera inspirar outras cidades do mundo.

Futuro
O desejo do projeto é, até dezembro de 2012, equipar todos os CEUs da cidade e formar cerca de 4,6 mil novos ciclistas.

Fonte: Folha.com

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia