Redes de varejo retomam hoje distribuição de sacolas plásticas



Julia Chequer - 1º.mar.12/Folhapress

Pessoas usam sacolas plastica para levar suas compras em supermercado na zona oeste da capital paulista


Pessoas usam sacolas plastica para levar suas compras em supermercado na zona oeste da capital paulista


As redes de varejo Carrefour, Pão de Açúcar e Sonda voltam a distribuir sacolinhas plásticas em suas lojas a partir desta quinta-feira.

A decisão que obrigou as empresas a oferecer a alternativa de plástico novamente foi tomada pela juíza Cynthia Torres Cristófaro, da Primeira Vara Central da capital paulista. Na segunda-feira (25), ela deu 48 horas de prazo para que os supermercados retomassem o fornecimento das embalagens.
Para a juíza, o consumidor estava sendo "onerado" ao não ter mais a sacola e ter de arcar, sozinho, com o custo de uma alternativa.
Por isso, deferiu pedido da ação civil pública proposta pela Associação Civil SOS Consumidor contra a Apas (Associação Paulista de Supermercados) e quatro grupos varejistas --Pão de Açúcar, Carrefour, Walmart e Sonda.
O Grupo Pão de Açúcar informou que a distribuição será "racional", para evitar o desperdício de sacolinhas, e que incentivará a reciclagem das embalagens.
O Carrefour disse vai voltar a distribuir as sacolas, mas não detalhou como será feita a distribuição. Em nota, a empresa quis ressaltar "seu compromisso de sempre oferecer atendimento de qualidade, além de promover o consumo consciente e o desenvolvimento sustentável no país".
O Sonda, em nota, disse que trabalha "em prol da sustentabilidade e da preservação do meio ambiente".
A Apas informou que vai recorrer da decisão, mas orientou seus associados a cumprirem a decisão judicial.
O Procon-SP diz que a decisão judicial deve ser cumprida, e que os consumidores que se sentirem lesados podem recorrer ao órgão nos postos de atendimento ou pelo telefone 0800-772-3633.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia