Negligência, Imprudência e Imperícia


A linha que os separa é muito fina, Negligência, Imprudência e Imperícia, são termos que levam a atos bem parecidos

Hoje veremos a diferença entre eles, e com exemplos práticos ficará mais fácil o entendimento.


Negligência

Também conhecida como falta de cuidado ou desatenção. A negligência implica em omissão ou falta de observação do dever, ou seja, aquele de agir de forma, prudente, não age com o cuidado exigido pela situação.

Negligencia é quando aquele que deveria tomar conta para que uma situação não acontecesse, não presta a atenção requerida e deixa acontecer. É o caso da pessoa que sai para passear com a família de carro, mesmo sabendo que o mesmo está com os freios estragados, acontece uma batida por falta do freio e a família morre. Ele não queria, e nem assumiu o risco de matar a família, mas sua conduta resultou na morte de todos.
O derramamento de óleo poderia ter sido evitado se a empresa se atentasse para itens básicos de conservação da plataforma petrolífera. Configurando-se também um ato de negligência da parte da empresa.


Imprudência
Também conhecida como Imprevidência, tem a ver com algo mais do que a mera falta de atenção ou cuidado, mas o ato pode até se revelar de má fé, ou seja, com conhecimento do mal e intenção de praticá-lo.

Imprudente é a é aquele que não toma os cuidados normais que qualquer pessoa tomaria.
A imprudência tem como característica sempre se revelar através de ação (uma ação imprudente). É como alguém que dá marca ré sem olhar para traz e acaba atropelando alguém.

Imprudente é aquele que sabe do grau de risco envolvido na atividade e mesmo assim acredita que é possível a realização sem prejuízopara ninguém. É aquele que extrapola os limites da inteligência e do bom censo.


Imperícia
Requer da pessoa falta de técnica, conhecimento ou até falta de habilidade, erro ou engano na execução de alguma tarefa que ele deveria saber.

Imperícia é quando alguém que deveria ter domínio sobre uma determinada técnica não a domina. Refere-se à ausência de conhecimentos básicos, habilidades e ignorância sobre determinados assuntos relacionados a profissão.
É o caso do engenheiro mecânico que faz inspeção no cabo do elevador, e após um curto período de tempo o elevador cai por rompimento do referido cabo. O Engenheiro estudou durante anos para dominar a técnica, o que se exige que ele deveria saber sobre a durabilidade do cabo do elevador.
A imperícia pode gerar responsabilidade civil e criminal nos envolvidos.
Veja mais aqui: Wikipédia

Imagens do derramamento de petróleo: Banco de imagens
Imagem do Cabo de aço: Morsing Carl Stahl 
Fonte: Segurança do Trabalho nwn

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia