Acidente-SP: Duas pessoas morrem em acidente em indústria química em Guarulhos


Quinta, 06 de Setembro de 2012 - 21h48



Por Felipe Souza
SÃO PAULO, SP, 6 de setembro (Folhapress) - Um acidente em um tanque de ácido fluorídrico matou dois funcionários de uma indústria de produtos químicos de Guarulhos (Grande São Paulo) por volta das 11h40 de hoje. Segundo o Corpo de Bombeiros, outras sete pessoas foram encaminhadas a hospitais após inalarem o produto - entre elas quatro bombeiros. Todos foram medicados e liberados. 
O Corpo de Bombeiros afirmou que ocorreu uma explosão e que havia 45 trabalhadores na Usiquímica no momento do acidente. Os dois funcionários que morreram tiveram queimaduras generalizadas pelo corpo. Um deles morreu no local e a outro foi encaminhado por colegas de trabalho a um hospital da região. Ele teve uma parada cardiorrespiratória e não resistiu. 
A rua da Lagoa, onde fica a indústria, foi isolada para que os bombeiros e uma empresa contratada pela Usiquímica para casos emergenciais fizessem um trabalho de nebulização para diminuir o risco de contaminação. 
Segundo o Sindiquímicos (Sindicato dos Químicos de Guarulhos e Região), o Ministério do Trabalho interditou a área de produção da empresa por tempo indeterminado, baseado em análise das condições de trabalho do local e no depoimentos de funcionários. 
A Cetesb (Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental) informou que o tanque onde ocorreu o acidente estava irregular. O órgão disse que o reservatório usado para armazenar o produto tinha apenas uma licença prévia, mas não tinha permissão de operação. 
O presidente do Sindiquímicos, Antonio Silvan Oliveira, disse à Folha que já havia alertado a indústria em 2011 sobre falhas no sistema de segurança. "Funcionários nos falaram sobre as fragilidades da empresa e nós apontamos problemas para melhorar as condições de trabalho deles", disse. 
Ele afirmou ainda que a empresa apresentou um laudo no qual afirmava que os erros havia sido corrigidos. Segundo Oliveira, a estrutura continuou não acompanhou o desenvolvimento dos negócios da empresa e continuou irregular. "Quando a empresa cresce, ela deve adquirir novos equipamentos e se modernizar para que haja uma estrutura segura para os funcionários". 
O Sindiquímicos disse que vai fazer uma força-tarefa para averiguar a condição de trabalho das empresas da região e orientá-las para a prevenção de acidentes. 
Outro lado
A Usiquímica afirmou que não houve explosão e que os trabalhadores morreram por causa da inalação do gás que vazou do tanque. A empresa informou que está prestando todo o apoio necessário aos funcionários feridos e familiares das vítimas. 
A empresa afirmou que a principal preocupação no momento é auxiliar as pessoas ligadas ao acidente e que depois irá investigar as causas e se posicionar oficialmente sobre o caso. 
A empresa não soube informar se o tanque estava regularizado para operar. Ela também disse que contratou uma empresa especializada e autorizada para fazer um laudo que desmentiu as acusações feitas pelo sindicato.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia