GERENCIAMENTO DE RISCOS. FIQUE DE OLHO.


A BIOTERA aplica a ferramenta de análise de riscos como apoio ao processo de decisão da Empresa ou  durante a análise de licenças pelo órgão ambiental. O caráter preventivo da ferramenta possibilita o diagnóstico, a avaliação e a redução do risco imposto ao meio ambiente e ao homem, por meio de medidas de mitigação e de gerenciamento.

Ferramentas utilizadas para a Análise de Riscos:

HAZOP - (Hazard and Operability Study): é uma ferramenta analítica fundamental para a análise dos problemas de operabilidade de processos, permitindo a tomada de decisão para ações corretivas.
O HAZOP, denominado na norma da CETESB P4.261 de 2003 como "Análise de Perigos e Operabilidade", é uma técnica qualitativa de análise de riscos para identificação de perigos e de desvios operacionais associados com falhas que possam ocorrer na instalação e que possam resultar em danos materiais, à saúde das pessoas ou ao meio ambiente.

Possui uma metodologia estruturada que consiste na combinação de palavras e no preenchimento de uma planilha por uma equipe multidisciplinar, que analisa toda a instalação. É uma técnica dedutiva, bastante subjetiva, suportada basicamente pelo conhecimento da equipe.

Seu objetivo maior é propor medidas de prevenção de falhas e de controle das conseqüências, de forma a gerenciar os riscos em busca de uma planta operacionalmente segura.
Suas vantagens são:


  • Melhoria no desempenho operacional da planta dentro de condições seguras;
  • Melhoria na qualidade do projeto sob os aspectos da segurança, meio ambiente e saúde;
  • Proposição de diretrizes para o gerenciamento dos riscos e ações de emergência;
  • Identificação de questões de qualidade de produto e de manutenção, que estejam associadas com desvios operacionais.


FMEA - (Failure Model and Effect Analysis):  Análise de Falha de Modo e Efeito.

A metodologia de Análise do Tipo e Efeito de Falha, conhecida como FMEA, é uma ferramenta que busca, em princípio, evitar, por meio da análise das falhas potenciais e propostas de ações de melhoria, que ocorram falhas no projeto do produto ou do processo. Este é o objetivo básico desta técnica, ou seja, detectar falhas antes que se produza uma peça e/ou produto. Pode-se dizer que, com sua utilização, está diminuindo as chances do produto ou processo falhar, ou seja, estamos buscando aumentar sua confiabilidade.

Aplicação da FMEA
Pode-se aplicar a análise FMEA nas seguintes situações:


  • Diminuir a probabilidade da ocorrência de falhas em projetos de novos produtos ou processos;
  • Diminuir a probabilidade de falhas potenciais (ou seja, que ainda não tenham ocorrido) em produtos/processos já em operação;
  • Para aumentar a confiabilidade de produtos ou processos já em operação por meio da análise das falhas que já ocorreram;
  • Para diminuir os riscos de erros e aumentar a qualidade em procedimentos administrativos.


É um conceito global, desenvolvido para assegurar a proteção da saúde, da vida e do ambiente, frente aos riscos decorrentes da produção, comercialização, uso, armazenagem, transporte, manuseio e descarte de substâncias químicas, incluídos os resíduos industriais e domésticos. O documento GHS integra o trabalho técnico de três organizações: OIT, OECD e UNCETDG, com informações explicativas. Ele fornece blocos para construção ou módulos de implantação para os órgãos reguladores desenvolverem ou modificarem programas nacionais existentes que garantam o uso seguro de produtos químicos ao longo de todo seu ciclo de vida.

PAE – Plano de Atendimento a Emergências:
Elaboramos e Implementamos o  Plano de Ação de Emergências de acordo com a necessidade da Empresa, através da  identificação dos cenários, da determinação das áreas mediata e imediatamente expostas avaliando as conseqüências desses eventos,  planejamos e treinamos equipes de intervenção e apoio, conforme requisitos ISO 14001, OHSAS 18001 e CETESB.

A BIOTERA ajudando a cuidar dos seus Negócios.
Fonte: Biotera

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia