Os perigos de botijão de gás


Fonte: FANTÁSTICO


Gás de Cozinha Cuidados Básicos

GLP, Gás Liquefeito de Petróleo ou gás de cozinha, gerado do refino do petróleo, disposto em botijão de 13 kg (P-13), composto por butano e propano.
O botijão de gás deve ficar pelo menos a 3 metros de qualquer fonte de calor e a 1,5 metros de qualquer ralo ou caixa de gordura, já que o GLP é mais pesado que o ar, indo para locais baixos, podendo explodir no contato com qualquer fagulha;
Não instale o botijão dentro da cozinha, o mesmo deverá estar do lado de fora da edificação, passando a mangueira por orifício feito na parede;
As mangueiras que ligam o botijão aos fogões são feitas em pvc transparente e tem uma tarja amarela onde estão gravados o prazo de sua validade, a fabricação conforme NBR 8613 e a marca de conformidade do INMETRO.
A validade da mangueira e do registro é de 5 anos e está registrada nestas peças, é importante substituir junto ao distribuídos os botijões muito amassados, com excesso de ferrugem na base ou quando a rosca de encaixe do registro estiver espanada.
É importante verificar se há vazamento de gás depois de trocar o botijão, passe uma esponja com água e sabão (ou detergente) sobre a conexão do cone-borboleta com a válvula, se houver vazamento, aparecerão bolhas de ar na espuma de sabão.
Quando a alimentação dos queimadores estiver deficiente é preciso trocar o botijão, não deite o botijão, pois caso ainda exista algum resíduo de gás ele poderá escoar na fase líquida, alterando o regulador de pressão, podendo gerar acidentes. 
Havendo vazamento, feche as válvulas do fogão e registro do gás, não ligar/desligar interruptores ou disjuntores elétricos, não acenda velas ou isqueiros, abra janelas e portas para ventilar e chame os bombeiros pelo telefone 193;
Retire o botijão para fora da edificação (ex: quintal) se possuir condições físicas.
Fonte: Campanha Operação GLP Chama Segura - Corpo de Bombeiros PMESP e Liquigás



Opinião do autor 



O botijão de gás de 13 kg na exposição direta ao calor deverá  abrir a válvula de segurança reduzindo a pressão interna do botijão e evitar sua explosão. Para este tipo não é o botijão que explode e sim o ambiente com volume de gás ao contato com qualquer fonte de calor.
Em situações com cheiro de gás, feche o registro, evite qualquer fonte de calor. Para estas situações não acenda, vela, interruptor de luz, retire os sapatos para evitar atritos no piso, abre as janelas e portas para arejar o local.

-----
Para botijões pequenos de 1 ou 2 kg estes sim podem explodir, pois não possuis válvulas e sua exposição direta ao calor aumenta a pressão do cilindro e consequentemente gerar a explosão. 

Eco harmonia




Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia