SUSTENTABILIDADE : FORMAÇÃO DE AGENTES SOCIOAMBIENTAIS. INCLUSÃO SOCIAL


Nessa última sexta-feira foi iniciado o Projeto de Sustentabilidade na CIDADE DOS MENINOS , uma entidade filantrópica sem fins lucrativos, considerada de Utilidade Pública, Federal, Estadual e Municipal.

Um projeto inovador entre a Cidade dos Meninos e a BIOTERA com o objetivo de agregar conceitos e práticas de sustentabilidade ao local e à comunidade do entorno.

Nesta primeira fase do Projeto, que visa à formação de Agentes Socioambientais, estão participando cerca de 70 jovens assistidos pela Instituição. São duas turmas, uma que estará concluindo no final de 2012 e outra que concluirá na metade de 2013.
  
Na formação de Agentes Socioambientais, os alunos estão sendo surpreendidos por atividades diversificadas, mediadas por instrutores capacitados da BIOTERA e convidados. Entre os temas das aulas, estão:

MODULO I: INTRODUÇÃO A GESTÃO AMBIENTAL

Ações antrópicas;
Poluição do solo, água e ar;
Principais acidentes ambientais;
Passivo ambiental, o que fazer?
Consciência e Comprometimento Ambiental
A importância da gestão de resíduos para empresas com e sem certificação ambiental;
Impactos Ambientais;
Desenvolvimento Sustentável;
Fechando com chave de ouro com uma visita técnica ao Jardim Botânico de São Paulo.


MODULO II: GERENCIAMENTO

Gerenciamento dos resíduos de forma ampla desde sua geração até a destinação final;
Caracterização e classificação;
Transporte interno;
Armazenamento temporário (critérios a serem adotados);
Qualificação do destinatário final do resíduo;
Transporte e entrega no destinatário (legislação de transporte de cargas perigosas);
Utilizando a Segurança do Trabalho em toda a cadeia de resíduos;
Visita técnica a Aterro Sanitário, Usinas de Reciclagem. 


MODULO III: EDUCAÇÃO AMBIENTAL

Preparação para que os Agentes Socioambientais tornem-se palestrantes em suas comunidades e sejam agentes multiplicadores.

MODULO IV: INDICADORES GERENCIAIS

Não gerar, Reduzir, Reciclar;
Principais Ferramentas e Metodologias;
Indicadores ambientais.
Minimização e utilização de tecnologias limpas (produção mais limpa e ecoeficiência).


Ao final do curso, os Agentes Socioambientais estarão aptos a atuarem no mercado de trabalho, tanto do setor público como do privado, sendo que um bom número deles serão absorvidos pelos processos da BIOTERA no MSR - Manejo Sustentável de Resíduos, visando a inclusão no mercado trabalho. 

A primeira aula começou com uma dinâmica de apresentação em que todos participaram. Logo após, a expressão de cada rosto mostrou a indignação ao assistirem a um vídeo que mostra as ações negativas do homem para com o meio em que vive, abordando as questões: social, econômica e ambiental, os três eixos da sustentabilidade.

A discussão sobre o vídeo foi rica, já que cada observação se referiu a um aspecto diferente e, a partir daí, dando espaço a temas variados, como o descaso do Ser Humano com a vida e a destruição de nosso planeta. Ainda sobre o vídeo,  uma aluna completou: “No final observo uma mensagem de esperança, quando as árvores voltam a ficar em pé, os animais ressuscitam. Isso mostra que ainda podemos fazer alguma coisa”.
Motivados pelo vídeo assistido, partimos para o Jogo “Humanos em ação”, uma criação minha. O segredo está nas discussões que surgem. Os pontos a serem analisados mexem diretamente com o imaginário dos alunos, levando-os a debater em grupo o porquê de cada imagem e, com a mediação dos instrutores, desenvolvem as idéias e relacionam ao seu cotidiano.


No final assistiram um vídeo musical de motivação e esperança, propondo a mudança de comportamento e a valorização da vida. Foi pedido pra que fizessem um parágrafo contando suas percepções individuais da aula. 

Aulas participativas se mostram muito proveitosas tanto na educação formal quanto na educação não formal. Os alunos são questionados durante todo o tempo, chamados a interagir e prestar atenção ao que é falado ou mostrado na aula. Além de agregar mais conhecimentos do que os métodos tradicionalistas, por utilizar como ponto de partida o que eles já sabem e aproximar o assunto ao cotidiano deles.
Mesmo a avaliação do professor se torna mais completa e eficaz, já que a expressão de seus conhecimentos está sendo demonstrada em grupo, individualmente, na forma escrita e também oralmente.  
Fiquei realmente orgulhosa de nosso trabalho. Sei que tem muito pela frente, porém já existe uma semente plantada. Com trabalho, criatividade e união, com certeza colheremos a formação de multiplicadores da sustentabilidade como “belos frutos” dessa primeira etapa! Pensando globalmente, agindo localmente!
Marina Savaresi, Roberto Costa e Guilherme Nunes - Colaboradores BIOTERA
Fonte: Bioterra

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia