Segurança do Trabalho como modelo de Gestão Empresarial

Nesses mais de 20 anos de experiência dentro de ambientes empresariais e principalmente em chão de fábrica tenho visto várias transformações, várias linhas de pensamento, várias “reengenharias”. Todas essas tendências, idéias e conceitos, sempre foram úteis para elevar os patamares de excelência das empresas, mas essas transitaram por caminhos mais ou menos tortuosos, mais ou menos acidentados, mais ou menos profundos e sombrios, mas de qualquer forma contribuíram para o conhecimento empresarial ou pessoal dos que participaram dessas transformações.

Tenho visto que muitos empresários têm uma mania de ler um livro do momento, assistir uma palestra de um Guru ou contratar uma consultoria e seguir sem precedentes todos os conceitos, sem analisar o verdadeiro DNA da empresa e sem ouvir seus funcionários, tendo alguns insucessos. O importante, como ouvi uma vez de gerente meu, que o certo é saber adaptar com muito planejamento esses conhecimentos e ganhar tempo para a implantação.
Em um dos meus desafios profissionais, assumi a Gerencia de uma fábrica, que tinha muitos problemas operacionais e profissionais. O principal desafio era resgatar a auto-estima das pessoas, para conseguir os resultados de forma consistente, pois meus caros.....as pessoas que transformam e realizam. Nós gestores temos que ajudar nesse caminho com uma “liderança pelo exemplo”.
Um dos assuntos principais era a Segurança do Trabalho. Essa fábrica vinha de uma seqüência de acidentes graves e atos inseguros que tiravam nosso sono.
Um dia numa conversa com meus Gerentes de área e o engenheiro de Segurança, fizemos-nos várias perguntas, óbvias mas nunca respondidas: Como vamos fazer para que as pessoas se cuidem? Para que elas coloquem sua integridade na frente do serviço? Para implantar a consciência prevencionista? A empresa já tinha fantásticos programas, especiais técnicos, reconhecidos procedimentos, horas a fio de treinamento, mas só isso não era suficiente.
Enganam-se aqueles gestores que acham que o Departamento de Saúde e Segurança é responsável pela segurança das pessoas...Sinto informar meus amigos lideres de equipe, que VOCÊ é o responsável, VOCÊ é o exemplo, VOCÊ fará a transformação.
Uma vez li um artigo, que comparava o nível de entendimento de informações dadas pelos lideres...pasmem..78% das palavras que um supervisor de área fala são absorvidas pelo liderado e apenas 16% do que o Gerente Geral fala, será absorvido.
Lembro que na década de 90, uma pessoa me perguntou em uma das empresas que trabalhei, quem era o melhor técnico de segurança da fábrica..sem pensar respondi: “... é o Senhor Tal, ele fica vigiando o pessoal, atrás das colunas e se pega alguém fora da linha ele dá a maior bronca, todo mundo tem medo dele...” Depois de algum tempo, vi que estava redondamente enganado!!! Claro, que você não pode deixar um ato inseguro passar e não falar nada, claro que você precisa ser energético quando as regras são rompidas, mas qual a lição as pessoas as aprendiam: Quando o Sr X está chegando, tenho que fazer tudo certo e ai não tomo bronca....e nos outros momentos? nos turnos da noite? Nos finais de semana?O que acontece?
Resumidamente, passo a vocês quais foram os caminhos adotados, que fizeram colhermos 2 anos sem acidentes com afastamento e mais de 200 dias sem acidentes sem afastamento.
Os resultados do acidente zero, passam por um profundo compromisso das lideranças em ser o exemplo, isso é, dedicar parte do dia, avaliando as atividades e melhorias. Lembre que a transformação tem que ser TOP-DOWN, não adianta fazer uma discurso bonito e no dia a dia burlar, perdoar, ser conivente...
Algumas ações, resumidamente:
1) Crie regras de segurança, muitas empresas tem as regras de ouro, regras pela vida, regras de segurança, onde vc sintetiza em poucas frases ou citações, quais são os principais pontos. Essa etapa é importantíssima pois será a sua tábua de valores, e na minha concepção, VALORES SÃO INEGOCIÁVEIS. Com isso você deixa claro para todos qual seu pensamento.
São exemplos: Use todos os EPI´s necessários para sua atividade; É proibida a entrada de pessoas não autorizadas em áreas restritas; É proibido desativar dispositivos de bloqueio e isolamento.....etc
Divulgue amplamente, faça as pessoas entenderem o que você quer e o que será benéfico para eles. Distribua cartões, folderes, banners, mas o mais importante é conversar e treinar as pessoas.
Crie uma rotina de inspeção como blitz, visitas na área de dia e noite, ouça as pessoas, seja educativo nas abordagens. Todos tem que entender o que é importante
As regras criadas precisam de procedimentos...faça uma agenda no mínimo anual para revisá-los e treiná-los...as pessoas esquecem as coisas ou acontecem situações que mudam o cenário.
VOCÊ líder, tem que fazer uma matriz de risco, não delegue isso para outros. Construa junto com seu pessoal e coloque em todos os locais possíveis.


2) Crie um gerenciamento de rotina, uma agenda para os eventos de segurança.
- Todos os dias tem que ter o DDS (dialogo de segurança), tem que acontecer em todos os turnos. Quem deve conduzir esse evento é o líder ou quando não for possível, um preposto como operador líder que realmente passe o recado..não pode ser chato ou leituras longas, tente ser criativo, com fotos, desenhos, falar mais do que ler, as pessoas tem que sentir vontade de ir e participar. Ai o departamento de Segurança te ajuda com dados técnicos.
- Crie um Comitê de Segurança,como agenda formal da planta. Com data, hora e pauta bem dfinida. Nesse momento tem que avaliar os KPI´s principais, ver estratégias, planos de ação com forte cobrança (tem que ficar claro que não dá para postergar prazos sem justificativas ou bloqueios, pois pode ocorrer um acidente). Nesse momento, também os lideres precisam avaliar os desvios graves de comportamento levantados e tomar decisões com muita seriedade, comparando com as regras. Nesse ponto é importante ressaltar, pois é polemico, mas importante, temos que dar exemplo, por mais doloroso que seja, quando tomamos decisões justas, as pessoas começam a levar a sério a importância da Segurança como educação e acreditam. Vvai ter que dar suspensão, vai ter que demitir...mas muito importante que toda a decisão tem que ser pautada por regras e legislações e não por que o chefe quer se livrar do funcionário por um motivo ou outro.
3) Vamos abolir os super heróis. O que é isso? Aquele funcionário ou chefe que arriscam sua integridade para fazer um determinado serviço ou trabalho. Os gestores tem que buscar educar as pessoas para se preservar. Uma pergunta que sempre faço, é; Quem é a pessoa mais importante no mundo para você? Diversas são as respostas: “...meus filhos”, “minha esposa”, meus pais”...nada disso..VOCÊ é o mais importante. Se você estiver mutilado, afastado, doente, nada poderá fazer pelos seus entes queridos.
Implante a filosofia da Recusa, encoraje as pessoas a usarem essa ferramenta. Elas sentirão que são importantes. Recusa aberta, é sinal vermelho, tem que ter graduação máxima de importância para solução..por favor não deixe aquele funcionário mais experiente fazer a tarefa recusada, sem uma forte análise, junto com o sugestor e mais especialistas sobre a solução uma forma inteligente de fazer.
4) Focar no comportamento prevencionista: Nosso foco para a transformação, como gestores, tem que ser a primeiro momento, 80% focado para comportamento e 20% para condições inseguras. Claro que estou falando de organizações sérias do século XXI que tem o mínimo de visão de segurança. Claro e óbvio que temos que solucionar problemas e condições de risco em primeira estância, mas sabemos que nem sempre temos orçamentos rápidos, dependências de grandes intervenções, etc. Saiba como isolar o problema e que todos saibam que lá há potencial. Vai ter que ter um plano financeiro com a direção para eliminar as condições.
Faça as pessoas relatarem incidentes e trate isso. Claro, que no inicio que incentivamos os RI´s, relevamos algumas vezes a qualidade, mas depois de alguns meses, isso é pontuado para elevar a régua. Óbvio que a demanda aumenta muito para resolver as pendências, e fazendo um filtro semanal, podemos gerar o recurso. Sempre foquem para resolver as CAR (matriz de probabilidade: risco x freqüência) 20 e 25 imediatamente , e depois forçamos nas CAR 16 e 12. A quantidade de RI´s comportamentais aumenta bastante, principalmente com os EPI`s e isso vai gerando um sentimento de um olhando pelo outro.
Para não gerar a frustração das pessoas em levantar os riscos e não verem eles sendo resolvidos, escolha um dia e hora, para levar o follow up para as pessoas, falar do andamento das soluções, relembrar os riscos e bloqueios. Esse gesto você mostra que está olhando, não caindo a ferramenta no descrédito.
5) Reconheça as boas práticas de segurança em bom som e tom. Cada conquista é importante
Crie momentos de reconhecimento, faça seus funcionários apresentarem as melhorias realizadas, premie as pessoas que mais relatam...não precisa dar grandes prêmios..nós nos enganamos muitas vezes...se coloque no lugar..é tão prazeroso receber um parabéns em público
Levantei alguns pontos importantes mas com certeza para falar desse assunto podemos escrever um livro. Só posso dizer que lideres que colocam a Segurança na sua gestão colhem melhorias substâncias de produtividade, custos e o mais importante é um ambiente de trabalho com altíssima favorabilidade, pois atendemos necessidades básicas.
Só falo a todos que não deleguem isso para o departamento de segurança...Use-os como apoio técnico pois eles tem o grande conhecimento e podem ajudá-lo.
Resultados de segurança a gente comemora por no máximo 5 minutos pois temos que ser incansáveis nesse assunto.


Fabio Martins

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia