Tambores com produtos químicos são abandonados em Campinas

Pelo menos 50 recipientes foram descartados de forma irregular no terreno.
Material será levado para o aterro sanitário e ficará isolado para análise.



Fiscais da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb) e da Defesa Civil estiveram na manhã do último dia 15.08(quinta-feira) em um terreno que fica no limite entre Campinas (SP) e Hortolândia (SP) para verificar o descarte irregular de pelo menos 50 tambores com substancias químicas.

Segundo os moradores vizinhos do local, os recipientes foram abandonados no período da noite. Alguns tambores estão abertos e o líquido se espalhou pela área que fica próxima de nascentes.

De acordo com a Cetesb, por se tratar de um material pastoso por enquanto não há risco de contaminação do solo. "É produto químico, mas o que é especificamente não dá para saber. Tem cheiro de solvente, de tinta, cheiro de óleo, tem cheiro de tudo. Se tem uma mistura de uma série de resíduos”, explica o engenheiro Douglas Ribeiro Candeias. Ainda segundo a companhia, os tambores estão sem identificação, o que dificulta rastreamento das empresas responsáveis pelos recipientes.

A Defesa Civil afirmou que os tambores vão ser levados para o aterro sanitário e ficará isolado para análise. O material também pode ser incinerado ou encaminhado para alguma indústria. A multa para esse tipo de ação parte do valor de R$ 100 mil.
Tambores foram abandonados em terreno entre Campinas e Hortolândia (Foto: Marcio Silveira/ EPTV)


(Fonte: G1 - 15/08/2013)

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia