Cinco ações que você deve adotar para a Sustentabilidade (Pessoas, Planeta e Lucro)

Minha foto 
Sustentabilidade é um conceito sistêmico, relacionado com a continuidade dos aspectos econômicos, sociais, ambientais da sociedade.

A sustentabilidade é prover o melhor para as pessoas e para o ambiente tanto agora como para um futuro indefinido. Segundo o Relatório de Brundtland (1987), sustentabilidade é: "suprir as necessidades da geração presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprir as suas".

Os empresários já perceberam que a Gestão pela Sustentabilidade é uma questão financeira e buscam soluções no mercado para adequar seus negócios, criando e mantendo vantagem competitiva para seu negócio.

Então, aqui vão cinco ações que você pode e deve implementar em seu negócio:
  • Implantar um programa de Sensibilização, no modelo TOP-DOWN, atingindo todos os níveis da sua Empresa. A ideia é dar uma percepção clara a todos os stakeholders a importância e os benefícios que a sustentabilidade traz para o crescimento e perenidade da empresa e de suas vidas. Exemplos: código de ética e conduta, programa de voluntariado, semana da sustentabilidade com palestras e oficinas.
  • Conhecer e gerenciar os requisitos legais obrigatórios, além de ter a sua contabilidade socioambiental, através de uma ferramenta fácil, ágil e dinâmica. Isso ajudará a criar indicadores de tempo, custo, receita, investimento em cada ação para o Meio Ambiente e Segurança e Saúde do Trabalho. Pode integrar qualquer outro requisito obrigatório. GLAS.
  • Diagnosticar e analisar todos os resíduos (sólidos, líquidos e gasosos) para implementar o MSR - Manejo Sustentável de Resíduos, um modelo inovador que permite garantir a rastreabilidade dos resíduos desde a sua geração até sua destinação final, aplicando técnicas para redução dos mesmos e maximização dos resultados. Também terá o seu PGRS - Programa de Gerenciamento de Resíduos Sólidos, obrigação legal que é regida pela PNRS. MSR
  • Implementar em seus negócios e em toda sua cadeia produtiva o conceito de "economia de baixo carbono", identificando as emissões de gases de efeito estufa e trabalhando para a redução com a gestão de energia, o reflorestamento e demais medidas possíveis. GEE
  • Desenvolver um projeto de Segurança e Saúde do Trabalho, atingindo todos os níveis de sua organização e cumprir rigorosamente os requisitos obrigatórios. SST


Vamos trabalhar juntos para uma Economia mais Saudável, um Meio Ambiente mais Limpo e Segurança das pessoas.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia