Este é o futuro que não queremos! "Norte da China, mais uma vez em alerta por causa da poluição sufocante"

Alunos da escola primária aprendendo o que fazer para se proteger da poluição atmosférica em Huhhot, capital da Região Autônoma da Mongólia. Escolas foram aconselhadas a fechar e moradores devem evitar atividades ao ar livre.

A China é o maior emissor de gases poluentes no mundo, superando os Estados Unidos. No território Chinês, são milhões de carros, e centenas de fábricas poluentes fruto de um país em desenvolvimento baseado na economia intensiva em carbono e de uma matriz energética fortemente baseada no carvão e petróleo, com baixa eficiência energética.

Ontem, moradores ao norte da China, foram alertados para se prepararem para uma onda de poluição sufocante que chega a região neste fim de semana, sendo que Beijing será a área mais afetada, por isso estará em alerta vermelho.


Uma onda de fumaça deve chegar a grande parte do norte da China hoje, 19 (dia 18 no Brasil), até terça-feira. Segundo a previsão do Centro Meteorológico Nacional Chinês, a fumaça se estenderia de Xi'an, em toda parte da região central da China, através de Beijing e mais acima em Shenyang e Harbin, no nordeste, com visibilidade nas áreas mais afetadas susceptíveis a cair para menos de um quilômetro.

Quanto ao índice de qualidade do ar, provavelmente, seria superior a 500 em Pequim e em partes da província de Hebei, que circunda a capital. Para se ter uma ideia da gravidade do fato, sob as diretrizes do governo, os residentes são aconselhados a ficar em casa em níveis mais elevados do que 300.

Devido ao alerta vermelho, metade dos veículos da cidade serão retirados de circulação obedecendo ao sistema de placas. Escolas são aconselhadas a fechar e qualquer atividade de construção civil ao ar livre é proibida.

De acordo com a agência de notícias Xinhua a poluição atmosférica será pior do que a que ocorreu na semana passada. A agência culpou o excesso de confiança que o norte da China deposita sobre o carvão para suas necessidades de energia e as indústrias pesadas nas cidades vizinhas.

A situação na China é realmente grave e acontece uma semana após o término da COP 21 realizada em PARIS, onde o principal tópico foi limitar os efeitos das alterações climáticas a 2°C. através da diminuição da emissão de gases poluentes. A China necessita reestruturar sua matriz energética nas indústrias se realmente quiser reverter a situação.

O Departamento de Proteção Ambiental de Hebei emitiu um alerta laranja, o segundo mais alto, ontem. Lá, as escolas não fecharão e não haverá restrições para veículos, mas o departamento não recomenda atividades ao ar livre.
Há esperança no "fim do túnel", depois de décadas de crescimento econômico desenfreado, a China prometeu reprimir os níveis severos de poluição do ar, água e do solo, incluindo a poluição atmosférica pesada que muitas vezes formam gigantescos cobertores sob as cidades. O Ministro de Proteção Ambiental Chen Jining prometeu este mês punir as agências e funcionários por qualquer falha em implementar rapidamente os planos de emergência ao combate à poluição.

Certamente este é o futuro que não queremos, e para isto devemos levar a sério e implementar os acordos para diminuição de gases poluentes que foram discutidos na COP 21. Países como a China terão que revisar suas metas continuamente para que o resultado seja efetivo e alcançar um nível satisfatório de sustentabilidade.

Por: Cláudia Monteiro 19/12/15

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia