Boas ideias para construir sua casa

Quando optamos por construir uma casa é necessário tomar várias decisões. De acordo com o nosso orçamento devemos direcionar o projeto e decidir se será uma casa térrea ou sobrado, quantos cômodos ela terá, o posicionamento dos mesmos, detalhes da fachada, área de lazer e etc. Independente do tamanho do seu projeto é possível inspirar-se nas melhores ideias de outras construções para começar a construir a sua. Reuníamos algumas ideias interessantes retiradas de projetos diferentes, para você adaptá-las no projeto de sua nova casa.

Aposte na Ventilação Cruzada


A ventilação é um fator muito importante na hora de planejar uma casa, portanto garanta que o projeto contemple janelas e aberturas em ambos lados da residência possibilitando que o ar entre por um lado e saio pelo lado oposto. Utilizando esse recurso você garantirá que o ar circule por todos os ambientes proporcionando um melhor conforto ambiental para a construção. No projeto dessa casa de 291 m² localizada em Xangrilá - RS, as amplas portas posicionadas na fachada frontal e na face que dá para o quintal foram planejadas frente a frente de maneira que possibilitasse a criação de uma corrente de ar que refresca e ventila todo o ambiente.

Explore espaços inusitados

Alocar ambientes de forma original pode trazer vários benefícios para construção como funcionalidade, praticidade e principalmente pode permitir que o ambiente ganhe alguns metros úteis a mais. Por esse motivo a cozinha dessa casa, localizada em São Paulo, foi alocada cuidadosamente embaixo da escada que leva ao segundo andar possibilitando que os 110 m² do imóvel fosse aproveitado por completo. A configuração linear do cômodo permitiu utilizar a área abaixo da escada e liberou mais espaço para circulação e para alocar a sala de jantar tornando a cozinha o corredor de passagem que leva a sala de estar ao quintal dos fundos.

Pé direito duplo valoriza a construção


Investir em um pé direito alto ou duplo proporciona mais iluminação, ventilação e cria uma maior sensação de amplitude no interior da construção. Quando o projeto se trata de um sobrado deve-se ter em conta que com o pé direito duplo perde-se uma certa área útil, já que uma parte do pavimento superior não será habitada, mas ainda assim ganha-se em estética e em amplitude visual. Seguindo com a casa que citamos no primeiro exemplo podemos ver como o pé direito duplo valorizou o espaço da área social, composta por sala de tv, sala de jantar e cozinha, se tornando o coração da casa e mantendo a área íntima preservada no segundo pavimento.

Integração facilita a decoração


Optar por ambientes com menos paredes e mais integração possibilita criar layouts diferenciados, decorar com maior facilidade e alocar os ambientes de maneira que a locomoção seja otimizada e mais fluída. Nesse sobrado de 170 m² localizado em São Paulo a área social composta por sala de televisão, sala de jantar e cozinha foi alocada em um pavimento único, contínuo, sem barreiras e unidos por um móvel funcional que se estende da cozinha até a sala de televisão atendendo todos os ambientes. A estante de concreto armado foi construída durante a obra civil e recebeu módulos em MDF, prateleiras e nichos que fornecem espaço para armazenagem, superfícies de apoio e ajuda a organizar os diferentes ambientes.

Janelas grandes e amplas



luminação natural em abundância é algo muito valorizado em projetos de interiores, a luz natural torna a residência mais aconchegante, mais viva, valoriza a decoração e amplia visualmente os espaços internos. Na hora de projetar a casa procure incluir janelas grandes e amplas que garantam uma boa iluminação e de quebra muito ar fresco para seus ambientes. Com uma área total de 120 m² esse sobrado paulistano, que possui a área social alocada no segundo andar, conta com amplas janelas com caixilhos em madeira que emolduram à vista exterior proporcionando iluminação natural e aproximando o interior da casa das copas das árvores e do ambiente externo.

Iluminação zenital para o banheiro


Banheiros alocados no interior da casa e que não possuem a possibilidade de contar com janelas para a área externa se tornam espaços escuros e pouco acolhedores. Para solucionar esse inconveniente pode-se incluir no projeto da construção uma cobertura zenital que ilumine o banheiro de cima a baixo, são os famosos tetos de vidro que já falamos aqui. O projeto desse banheiro inclui uma claraboia que abrange toda a área da bancada, sanitário e armários. A luz que incide sobre o banheiro através da abertura se torna suficiente para iluminar o ambiente dispensando o uso de iluminação artificial durante o dia.

Otimizando uso do pátio


Um pátio pequeno pode ser bem aproveitado e além de abrigar uma área de lazer também pode se tornar um espaço funcional abrigando um ambiente de uso diário da casa. Nesse projeto o pátio recebeu dupla função ambas devidamente separadas e totalmente em harmonia com a decoração. A churrasqueira e a lavandeira foram alocadas lada a lado na parede dos fundos do pátio e sobre elas foi instalado um painel de madeira que hora esconde a lavanderia e hora a churrasqueira. O restante do ambiente recebeu decks de madeira para o piso e painéis ripados que se estendem além da altura dos muros e se transformam em um pergolado que protege o ambiente em dias chuvosos sem impedir a passagem da luz.

Explore o uso da laje


Optar por uma laje ao invés de um telhado tradicional tem suas vantagens, além de ser mais econômico oferece a possibilidade de utilizar o espaço sobre ela para criar um novo ambiente para a casa, como um espaço de descanso, um jardim, um solário, etc. Nesse projeto a laje se transformou em um espaço zen para relaxar e descansar, a cobertura conta com deck de madeira, um confortável futon com almofadas, banco e mesa com cadeiras para tomar o café da manhã ou realizar um happy hour com amigos no final da tarde.


Fonte: habitíssimo

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia