Dia Nacional de Combate ao Mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya

Governo convoca estados para combater Aedes aegypti
Campanha Nacional
Ações são programadas para o Dia Nacional de Combate ao Mosquito, transmissor da dengue, zika e chikungunya, que acontece nesta sexta-feira (2/12)

por Portal Brasil
Publicado: 29/11/2016 19h24
Arquivo/Agência Brasil



O ministro da Saúde, Ricardo Barros, reuniu-se, nesta terça-feira (29), com secretários estaduais de saúde e coordenadores das 27 Salas Estaduais de Coordenação e Controle, que atuam no monitoramento do combate ao Aedes aegypti. Na ocasião, o grupo tratou de ações programadas para o dia Nacional de Combate ao Mosquito, que acontece nesta sexta-feira (2/12).

“Nós temos salas de situação em todos os estados e em vários municípios do País. Ou seja, toda a infraestrutura está pronta para o combate ao mosquito, mas depende de cada brasileiro fazer a sua parte. A diminuição dos mosquitos vai impactar diretamente na redução no número de pacientes com essas doenças, por isso a importância destas ações nas escolas, empresas e casas”, destacou Ricardo Barros.

Campanha

Na última quinta-feira (24), o Ministério da Saúde lançou a campanha “Um simples mosquito pode marcar uma vida – um simples gesto pode salvar” para conscientizar a população sobre as consequências das doenças causadas pela chikungunya, zika e dengue.

A mobilização nacional terá como base ações integradas e simultâneas, desenvolvidas em articulação com prefeituras, governos estaduais e população. Ministros de Estado, militares das Forças Armadas, agentes de saúde e de defesa civil, além de outras autoridades, visitarão residências, escolas, órgãos públicos, canteiros de obras e outros locais para conscientizar a população sobre a importância do engajamento de todos na luta contra o Aedes aegypti.

O mutirão também será realizado nos órgãos da administração pública, unidades de saúde e estatais, marcando a intensificação das ações de combate. Diante disso, haverá mobilização todas as sextas-feiras para verificação de possíveis focos do mosquito. A ação visa incentivar outras empresas, associações e a própria população para que cada um faça a sua parte. A campanha traz como foco “Sexta sem mosquito".

Sala nacional 

Desde a identificação do zika vírus no Brasil e a associação com os casos de malformações neurológicas no segundo semestre de 2015, o Ministério da Saúde tem tratado o tema como prioridade.

Por isso, no final do ano passado, foi criada a Sala Nacional de Coordenação e Controle, além de 27 Salas Estaduais e 1.821 Salas Municipais. A iniciativa tem como objetivo de gerenciar e monitorar a intensificação das ações de mobilização e combate ao vetor, bem como a execução das ações do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. A Sala Nacional é coordenada pelo Ministério da Saúde e conta com a presença dos integrantes de nove pastas federais.





Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia