Hoje é Dia Mundial dos Oceanos e Dia do Oceanógrafo

-
08/06/2017
(Foto: Reprodução)

Comemora-se nesta quinta-feira (08), o Dia Mundial dos Oceanos.

Criada durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente e o Desenvolvimento na Rio-92 e oficializada apenas em 2008, a data tem como objetivo ressaltar a importância dos oceanos para o equilíbrio da vida no planeta e conscientizar a sociedade sobre os perigos das atividades humanas nos ecossistemas oceânicos.

“Apesar da amplitude dos oceanos, sua capacidade de superar os danos causados pelas atividades humanas é limitada, comprometendo sua habilidade de cooperar para o desenvolvimento sustentável”, afirma Ban Ki-moon, secretário-geral da ONU.

Neste ano, o tema escolhido para celebrar a data é “Nossos oceanos, nosso futuro”, que visa encorajar soluções para a poluição de plásticos e prevenir o descarte de lixo nos oceanos, a fim de ter um ecossistema mais saudável e um futuro melhor.

Segundo a ONU Meio Ambiente, cerca de 90% de todo o lixo flutuando nos oceanos é plástico. Até 2050, os mares terão mais pedaços do material do que peixes, e 99% das aves marinhas terão ingerido esse tipo de resíduo.
Dia do Oceanógrafo

Hoje também são celebrados os profissionais que se dedicam a estudar os oceanos do planeta: o Oceanógrafo.

Este profissional pesquisa animais, vegetais, o ecossistema e os processos marinhos, por meio da coleta e interpretação de informações sobre as condições físicas, químicas e biológicas dos ambientes aquáticos.

Parabéns a todos os profissionais!

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia