O caso da Reading - Parceria com a WWF

A WWF (World Wildlife Foundation) foi uma das maiores ONGs representadas na Eco 92, e queria traduzir este envolvimento trabalhando com um governo local na Inglaterra. Assim começou o projeto GLOBE - Go Local On a Better Environment. Seu objetivo é desenvolver grupos para trabalhar com questões ambientais que reflitam as preocupações da comunidade, tenham sentido para esta comunidade e dêem informações úteis para as políticas das autoridades locais. O projeto começou em 1994, em Reading, cidade de 250.000 habitantes, e dividiu-se em:
- Projeto de Vizinhança - O objetivo é produzir planos de visão e ação. Em vez de perguntar o que você gostaria que a Prefeitura fizesse, pergunte: o que você pode fazer?
- Globe - Educação comunitária: construção de consenso, treinamento e capacitação, trabalho por bairros, ação comunitária, grupos Globe, envolvimento das escolas e da educação ambiental, aproximação com os grupos étnicos, ação individual, planos de ação. A educação ambiental em 40 escolas locais tenta ligar os grupos Globe e as escolas e envolvê-los no projeto comunitário. Em 3 anos foram consultadas 12.000 pessoas.
A Prefeitura de Reading participou das atividades comunitárias, incluindo vereadores e funcionários no Grupo da Agenda 21, no Grupo Executivo e nas Equipes de Trabalho. Iniciou treinamento para seus membros e funcionários, reduzindo o lixo e desafiando o sistema vigente de transporte propondo iniciativas dos funcionários. Os funcionários participaram dos grupos para lidar com as questões levantadas e usá-las na construção de políticas.
Alguns pequenos projetos já foram realizados, como a criação de uma área de piquenique pela própria comunidade. Outro grupo criou um folheto mostrando os passeios na área, um outro conseguiu a ajuda de um pub para transformar um terreno baldio em horta comunitária e sala de aula ao ar livre. Como Reading é muito urbana e tem dois rios muito poluídos, praticamente sem vida silvestre, um grupo criou áreas para encorajar os castores a voltarem. Todo o material foi doado por empresas locais.
O projeto de Reading destaca a importância de usar uma abordagem de vizinhança para determinar as ações ambientais da comunidade, já que as prioridades variam entre as vizinhanças. Esta iniciativa baseou-se mais no processo do que nas metas, tentando formular uma metodologia que possa ser adaptada às circunstâncias de qualquer lugar.
A ordem deve ser do paroquial ao global:

1 - começar por onde as pessoas estão
2 - identificar as questões importantes para a comunidade
3 - priorizar as questões
4 - encorajar ações práticas
5 - desenvolver planos de longo prazo
6 - desenvolver um consenso entre as comunidades
7 - introduzir as conexões e questões internacionais
Fonte  http://www.agenda21local.com.br/pas4d.htm

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia