Copenhague acaba sem unanimidade

Cúpula de Copenhague acaba com texto mínimo, e ainda assim sem unanimidade

Presidência da COP 15 anunciou apenas ter 'tomado nota' de documento.
Arranjo foi duramente criticado por países como Venezuela, Cuba e Sudão.
A cúpula da ONU sobre mudança climática ( COP 15 ), realizada em Copenhague, chegou a um "acordo de mínimos" neste sábado (19), ainda assim após superar a oposição de vários países e após um intenso debate que se prolongou durante toda a noite.
'Talvez não seja tudo o que esperávamos', diz Ban Ki-moon
A Presidência da conferência anunciou que havia "tomado nota do acordo de Copenhague de 18 de dezembro de 2009", que incluirá uma lista dos países contrários ao texto.
O acordo de Copenhague contra o aquecimento climático, validado neste sábado, é uma etapa essencial para um futuro pacto, afirmou o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.  A ONU recorreu a essa fórmula para tornar operacional o acordo, que foi duramente criticado como ilegítimo por países como Venezuela, Nicarágua, Cuba, Bolívia e Sudão.
"Talvez não seja tudo o que esperávamos, mas essa decisão da conferência das partes é uma etapa essencial", declarou Ban à imprensa.
No plenário da COP 15, países criticam 'Acordo de Copenhague'
Delegações denunciam falta de consultas para elaborar texto.
'Não é respeitoso', protestou o representante boliviano.
Acordo preliminar, sem metas, é alvo de duros ataques de delegações que participam da plenária final da COP 15 (Foto: REUTERS/Christian Charisius)
Fonte : G1

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia