Especializar em gestão sustentável

Cursos para se especializar em gestão sustentável
terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Beatriz Bulhões, vice-presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável

Um novo vocabulário passou a fazer parte do dia a dia das empresas: o da sustentabilidade, que inclui aspectos econômicos, sociais e ambientais. Os gestores da iniciativa privada são cada vez mais pressionados a olhar para fora de seus muros e oferecer soluções para problemas coletivos. Com o avanço da consciência sobre o papel das corporações nos destinos da sociedade e do planeta, surge um novo desafio: formar profissionais qualificados que consigam dar conta deste cenário. “Há bastante espaço para crescimento dos empregos ligados à área socioambiental”, diz Beatriz Bulhões, vice-presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS). E para preparar esses profissionais, cursos de especialização e MBAs estão sendo desenvolvidos no País.


O termo “socioambiental” vem sendo do preferido pelos especialistas da área, uma vez que ele indica uma ligação entre meio-ambiente e sociedade que deve ser entendida de forma integrada. Numa evolução histórica, as empresas ao longo das últimas três décadas, ampliaram gradativamente os públicos considerados prioritários: da preocupação exclusiva para com os acionistas, passando pelos funcionários, rede de fornecedores, comunidades de entorno, até chegar a toda a sociedade e ao meio-ambiente. Essa é a ideia contemporânea de stakeholders, ou seja, todos os públicos que têm relações com a corporação. Inclusive – tratando-se aqui da noção de sustentabilidade ambiental – as gerações futuras.

“A partir do momento em que essa preocupação sair das empresas e entrar de vez na esfera pública, teremos um aumento na procura por profissionais desse tipo”, acredita Beatriz.
Terceiro Setor
Além das novas iniciativas empresariais, duas novas frentes devem exigir uma grande quantidade de gestores qualificados para a aplicação dos conceitos de sustentabilidade socioambiental: as ações de governo e a crescente profissionalização do chamado Terceiro Setor. “Diversos programas do governo federal podem vir a englobar uma visão mais sustentável, como por exemplo o ‘Minha Casa, Minha Vida’, espera Beatriz.

Para ocupar este mercado, a experiência no campo das atividades empresariais é importante, mas não suficiente. Pelo menos é o que acredita a coordenadora do MBA em Empreendedorismo e Gestão Social da Fundação Instituto de Administração, conveniada à FEA/USP, Graziella Comini. Para ela, uma formação específica, que pode ser oferecida em cursos de especialização e MBAs, é fundamental. “Os objetivos da gestão na área social são diferentes, e isso muda tudo.”

Graziella entende que deve haver uma troca de conhecimentos entre os profissionais que vieram das empresas privadas e aqueles que já têm experiência no Terceiro Setor. “Não é só a visão empresarial que ensina o social: o aprendizado acontece dos dois lados.”

E a preocupação com ambiente e sociedade não é coisa apenas de jovens executivos. O curso que ela coordena tem recebido muitos gestores experientes na administração de empresas tradicionais, que buscam novos conhecimentos compartilhados com a área socioambiental. São pessoas que perceberam que há uma mudança de expectativas tanto do setor privado quanto das organizações sem fins lucrativos.

Enquanto as empresas abrem novas oportunidades para profissionais qualificados a trabalhar em programas sustentáveis, o Terceiro Setor vive uma onda de profissionalização, com uma exigência maior de competências administrativas, contábeis e organizacionais. Ou, seja, há uma certa convergência entre objetivos e procedimentos de áreas que não se comunicavam.

Todo esse movimento evidentemente se reflete em novas vagas para quem buscar formação adequada. E, no Brasil ainda mais - por conta da agenda de investimentos dos próximos anos. “Esperamos também que com a vinda da Copa 2014 e da Olimpíada de 2016, ambas englobando a sustentabilidade desde o seu planejamento, tenha um aumento ainda maior na procura e no desenvolvimento dos profissionais”, completa a vice-presidente do CEBDS.




Alguns MBAs na área socioambiental

FGV-SP

MBA em Gestão de Sustentabilidade

Informações – 0800 772 27 78

Fundação Instituto de Administração (SP)

MBA em Gestão e Empreendedorismo Social

Informações – (11) 37 32 35 08

Instituto Mauá de Tecnologia (SP)

MBA Gestão Ambiental e Práticas de Sustentabilidade

Informações – 0800 019 31 00

Universidade Positivo (PR)

MBA Empresarial em Operações Socioambientais Corporativas

Informações – (41) 30 23 50 92

Universidade Católica de Petrópolis (RJ)

MBA em QSMS e Sustentabilidade

Informações – (21) 26 79 92 16

Escola Superior de Negócios (GO)

MBA Gestão de Responsabilidade Socioambiental e do Terceiro Setor

Informações – (62) 32 37 34 43

UNA (MG)

MBA em Gestão Estratégica em Sustentabilidade e Responsabilidade Social

Informações – (31) 32 35 73 00

Fonte: http://www.canalrh.com.br/

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia