Dia Mundial da Água 22 Março de 2010

Pensa a Saúde do Planeta e do Ser Humano
«Água Limpa para Um Mundo Saudável» é o tema deste ano da iniciativa da ONU
2010-03-21

Tentar aumentar a consciência pública da importância da conservação dos recursos de água potável, é o objectivo do Dia Mundial da Água que se assinala a 22 de Março. Este ano é dedicado ao tema «Água Limpa para Um Mundo Saudável».

Nascido em 1993 por iniciativa da Organização das Nações Unidas (ONU), esta efeméride propõe todos os anos um tema diferente sobre o qual se realizam actividades que visam promover a consciencialização tanto da população com dos governos para problemas relacionados com os recursos hídricos.


Os países em vias de desenvolvimento são este ano os mais visados, pois são também os que mais sofrem com a falta de água potável. Na sua mensagem oficial para este Dia, o Secretário-Geral da ONU, Ban Ki-moon, sublinha a ligação da preservação dos recursos hídricos com os objectivos das Nações Unidas.

“A água é o elo que une todos os seres vivos do planeta e está ligada directamente aos objectivos das Nações Unidos: melhorar a saúde materna e das crianças, a esperança de vida, a emancipação das mulheres, o desenvolvimento sustentável, bem como a adaptação e a atenuação das mudanças climáticas”.
No entanto, diz Ban Ki-moon, os recursos hídricos estão cada vez mais vulneráveis e ameaçados. Todos os dias e um pouco por todo o mundo “milhões de toneladas de esgotos sem tratamento e resíduos industriais são agrícolas despejados em sistemas de água”.

A água potável está, assim, a tornar-se cada dia mais escassa e com as mudanças climáticas a situação tende a piorar. “Os pobres continuam a ser os primeiros a sofrer com a poluição, a escassez de água e a falta de saneamento adequado”, afirma Ban Ki-moon.

O tema deste ano vem sublinhar que tanto a qualidade como a quantidade dos recursos hídricos estão em risco. Mais pessoas morrem “devido à utilização de água não segura do que devidao às várias formas de violência, incluindo a guerra”.

«Millennium Development Goals»

Até 2015, a ONU integra o tema dos recursos hídricos nos seus Objectivos de Desenvolvimento do Milénio («Millennium Development Goals»), com várias metas a atingir até 2015.

Pretende-se, assim, assegurar a sustentabilidade ambiental através da integração dos princípios de desenvolvimento sustentável nas políticas e nos programas de cada país, bem como inverter a tendência de perda de recursos ambientais e de biodiversidade.

Pretende também reduzir para metade, até 2015, a proporção da população sem acesso a água potável e saneamento básico e reduzir para dois terços a mortalidade infantil e a incidência de doenças como a malária.
Fonte: http://www.cienciahoje.pt/

-----------
Dia Mundial da Água 2010
imagem: Dia Munial da Água ONU-Água dedica o Dia Mundial da Água de 2010 ao tema da qualidade de água com o objectivo de mostrar que na gestão dos recursos hídricos a qualidade desse recurso é tão importante como a quantidade.

O Dia Mundial da Água de 2010, que realiza-se a 22 de Março de 2010, tem como objectivo:
-Promover a consciencialização sobre a conservação de ecossitemas saudáveis e bem-estar humano, abordando os crescentes desafios em relação à qualidade da água na gestão desse recurso;

-Dar um maior realce ao tema da qualidade da água alertando governos, organizações, comunidades e pessoas em todo o mundo a que adoptem medidas em relação a este tema e tomem medidas de prevenção na contaminação, limpeza e reabilitação.

A campanha para o Dia Mundial da Água de 2010 está a ser organizada pelo Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), em nome da ONU-Água, em colaboração com a FAO, o PNUD, a CEPE, UNICEF, UNESCO, ONU-Habitat, a OMS, e o Programa para a Década da Àgua, o Fundo Mundial para a aureza e Conselho Mundial da Água.

Para obter mais informação visite o sítio oficial do Dia Mundial da Água 2010

fonte: http://www.pelanatureza.pt/

Reflexão e sugestões

Atividades de sensibilização ambiental devem ser aplicadas nas escolas, igrejas, parques temáticos,  fazendo relação da importancia da água para a vida!
O dia mundial da água permite-nos assim alertar as pessoas para a degradação e desperdício deste recurso. Este dia não é só a 22 de Março mas verifica-se pela sua presença ao longo da história e da vida humana.
A água é o sangue da Terra, onde todos somos vizinhos!
Analogia do planeta terra aos seres vivos:
-Agua é como veias e artérias que irrigam e mantém os seres vivos.
Rogerio Godoy Princiotti
Eco harmonia

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia