Dias mais curto por causa do terremoto

O violento sismo que sacudiu o Chile na madrugada de 27 de Fevereiro terá alterado o eixo de rotação da Terra e encurtado ligeiramente os dias, indica a NASA.
Segundo divulgado hoje pela NASA, o cientista Richard Gross usou um modelo complexo para calcular como a rotação da Terra deve ter mudado como resultado dos tremores.

Ele e sua equipe do Jet Propulsion Laboratory (JPL) chegaram a um cálculo preliminar de que o terremoto deve ter encurtado o comprimento do dia terrestre em 1,26 microssegundos (cada microssegundo é igual a um milionésimo de segundo).





Mais impressionante do que isso é o quanto o tremor moveu o eixo da Terra. Gross calculou que o eixo geométrico da Terra teve variação de 8 centímetros. É importante ressaltar que o eixo geométrico é diferente do eixo magnético (eles são separados por cerca de 10 metros).

Isso acontece, pois os grandes terremotos geralmente causam a mudança de posicionamento de centenas de quilômetros de rocha, mudando a distribuição de massa do planeta, o que afeta a rotação.

Edição: Washington Luiz / Fonte: Sic


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia