Educação Ambiental nas Ondas do São Francisco

MMA
06/04/2010

Paulenir Constâncio

Começa nesta terça-feira (7/4), na cidade de Arcos em Minas Gerais, a segunda fase do projeto "Nas Ondas do São Francisco". Radialistas e lideranças comunitárias da região serão treinados, durante três dias, para produzirem programas de rádio sobre o meio ambiente na bacia do Velho Chico.
Pioneiro, o projeto do Ministério do Meio Ambiente busca o envolvimento das comunidades ribeirinhas do São Francisco na preservação da bacia, com o apoio das rádios comunitárias e pequenas emissoras locais. "O rádio é um importante agente social, pois leva informação e formação às populações", explica Claudisson Rodrigues, diretor do Departamento de Educação Ambiental do MMA, responsável pelo projeto.
O "Nas Ondas do São Francisco" foi criado para estimular as comunidades locais a participarem da gestão ambiental em suas bacias e do desenvolvimento da região. A primeira oficina, no baixo São Francisco, aconteceu em janeiro e teve a participação de 160 pessoas em três municípios.
Em abril estão previstas também oficinas em Barreiras, na Bahia, nos dias 12, 13 e 14 e em Ingazeira, no Pernambuco entre os dias dias 26 e 28. Em Propriá, Sergipe, a equipe multidisciplinar responsável pelo programa encerra essa fase com uma oficina nos dias 3, 4 e 5 de maio. A etapa final do projeto ocorre nos 8, 9 e 10 de junho, em Pirapora/MG.
Lançado em 2009, o projeto do Departamento de Educação Ambiental da Secretaria de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do MMA está sendo realizado em articulação com o Departamento de Revitalização de Bacias Hidrográficas da Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano, comitês de bacias, ONGs, movimentos sociais e educadores ambientais.

fonte: Ministério do Meio Ambiente e

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia