Concurso de Fotografia Árvores da Cidade de São Paulo

Estão abertas as inscrições para participação no V Concurso de Fotografia Árvores da Cidade de São Paulo - Especial Ano da Biodiversidade.

5ª edição


O V Concurso de Fotografia “Árvores da Cidade de São Paulo”, promovido pela Secretaria Municipal do Verde e do Meio Ambiente de São Paulo (SVMA), Senac-SP, Porto Seguro Seguros e com apoio da Sony e da Editora Photos é aberto a fotógrafos amadores ou profissionais, com idade a partir de 16 anos.

Poderão ser fotografadas apenas árvores localizadas na cidade de São Paulo.
A seleção das fotos levará em consideração critérios estéticos da imagem; a mensagem transmitida pelo fotógrafo – a relação da arborização com a cidade, aspectos da composição do maciço arbóreo; além da possibilidade de denunciar uma situação por meio da fotografia.
Categoria "Especial Biodiversidade". O ano de 2010 foi declarado pela ONU o Ano Internacional da biodiversidade, com o propósito de aumentar a consciência sobre a importância da preservação da biodiversidade no mundo. Por isso, este ano o Concurso terá uma categoria especial para fotos que abordem a interação da fauna com as árvores da cidade. As duas melhores fotos nesta categoria serão também premiadas e selecionadas para a Exposição Árvores da Cidade de São Paulo, que contemplará 20 fotos selecionadas pela curadoria e júri. Os critérios seleção serão os mesmos do item 1.3.
Veja abaixo edições anteriores




Sobre o Concurso

Em sua quarta edição, o concurso de fotografia Árvores da Cidade de São Paulo já faz parte do calendário de eventos ambientais da cidade e a cada ano conquista mais adeptos. O concurso é parte de um esforço da Secretaria do Verde no sentido de levar o paulistano a olhar mais para suas árvores, a zelar mais por elas. As lentes revelam, não só para o fotógrafo, mas também para todos os paulistanos, diferentes interações que temos com nossa arborização. Às vezes detalhes curiosos, às vezes um pouco de nonsense, muitas vezes interação com a cultura urbana, outras vezes facetas menos felizes, como vandalismo e depredações. Atentam para o fato de que a sobrevivência das árvores em nossas ruas depende de cada um de nós e da forma como nos relacionamos com elas. Em 2008 foram recebidas mais de mil fotografias.

O 4• Concurso é promovido pela Secretaria do Verde e do Meio Ambiente, Senac, Porto Seguro e revista Photo Magazine. Este ano há novidades em relação às edições anteriores: as categorias foram abolidas e as cinco melhores imagens serão premiadas. Nas edições anteriores, as fotos concorriam em duas categorias: beleza e relevância. Entretanto, algumas das fotos recebidas não se enquadravam em nenhuma das duas categorias. Por este motivo, e pela complexidade da arborização urbana em São Paulo, não haverá classificação por categorias este ano. Os prêmios também mudaram e incluem bolsas para cursos livres do Senac, câmeras digitais, livros e assinaturas da revista Photo Magazine.

Fotos vencedoras do concurso e selecionadas para a Exposição Árvores de São Paulo


1º Lugar
Ullysses Martins Moreira Neto







2º Lugar
Tiago Rodrigues de Siqueira






3º Lugar
Ione Correa Guimarães Soares






4º Lugar
Sonia R. Périgo

5º Lugar
Vivian Borges

Edições anteriores de Concuros de Fotográfias Árvores de São Paulo
3ª edição
2ª edição


IV Concurso de Fotografia Árvores de São Paulo

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia