Descoberto 2o vazamento no Golfo do México

Vazamento no Golfo do México
Quarta-feira, 09 de junho de 2010 - 10h04


Getty Images
SÃO PAULO - O Departamento de Interior dos Estados Unidos confirmou no fim do dia de ontem a existência de um segundo vazamento de petróleo no Golfo do México.
No entanto, ao contrário do acidente com a plataforma Deepwater Horizon, da British Petroleum, este seria muito pequeno – menos de um barril ao dia.
Pequenas quantidades de óleo, numa média de um terço de barril por dia, estão vazando de um poço operado pela Taylor Energy. Em comunicado, a empresa confirma o vazamento mas diz que ele é “mínimo” e nunca chegou à costa.
O petróleo está vindo de uma antiga plataforma destruída em 2004 pelo Furacão Ivan, e não da Ocean Saratoga, propriedade da Diamond Offshore e operada pela Taylor, como alguns veículos chegaram a divulgar.
Especulações sobre este segundo vazamento na região vinham crescendo há algum tempo. Na segunda-fera, o jornal Press Register, do Alabama, confirmou a existência do problema com dados de um documento federal a que teve acesso.
O Golfo do México é local de uma das piores tragédias ambientais da história. Desde o dia 20 de Abril, quando explodiu a plataforma da BP, cerca de 800 mil litros de petróleo estão vazando por dia no mar. Até agora, todas as tentativas de conter o vazamento falharam, o que aumentou a pressão sobre a empresa e o governo americano.
O presidente Barack Obama, criticado por muitos por sua demora em responderão problema, já havia decretado uma moratória de seis meses em quaisquer operações de perfuração em águas profundas. Ontem, o Departamento de Interior divulgou um guia com sete medidas de segurança a serem obrigatoriamente adotadas por todas as exploradoras de gás em petróleo.
 
Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/tecnologias-verdes/descoberto-2o-vazamento-no-golfo-do-mexico-09062010-6.shl

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia