Desenvolva uma carreira verde

O tema sustentabilidade é cada vez mais parte do mundo corporativo e vai afetar a carreira de todo e qualquer profissional.

JOANA PORTO   10/10/2009
Crédito: Marcelo Spatafora
Frederico Cintra, 34 anos, do HSBC, entre copos plásticos usados: 
nova consciência - Crédito: Marcelo Spatafora Frederico Cintra, 34 anos, do HSBC, entre copos plásticos usados: nova consciência
Em março deste ano, Frederico Cintra, de 34 anos, especialista de produtos da área jurídica do HSBC, passou 15 dias no Centro Climático do banco, no litoral do Paraná. Localizado em plena mata atlântica, o centro ajuda funcionários da instituição financeira a entender o aquecimento global com trabalhos de campo. Os profissionais aprendem como a sustentabilidade afeta os negócios do banco e onde estão as oportunidades de melhoria. “Voltei ao trabalho em São Paulo com outra visão”, diz Frederico. 


Desde então, ele elaborou um projeto de conscientização para os colegas de sua unidade, para reduzir o uso de papel e copos de plástico. “Além do respeito ao meio ambiente, o envolvimento dos funcionários trará redução de custos para o banco.” Disseminar a consciência ambiental é a condição do HSBC para quem passa este tempo no Centro Climático, que em 2009 deverá ter mais de 400 funcionários latino-americanos selecionados pela instituição. Além do Brasil, há unidades na China, na Índia, nos Estados Unidos e na Inglaterra, que treinam 2 400 pessoas por ano. O tema sustentabilidade faz cada vez mais parte do mundo corporativo e vai afetar a carreira de todos os profissionais.

O projeto do HSBC mostra que as empresas não só estão preocupadas com o assunto, como querem engajar os funcionários no debate, fazendo-os entender a importância dele para, no futuro, transformá- lo em competência a ser exigida. “Depois de entender a grandiosidade do projeto, vem o aprendizado pessoal. Daí, passo a ser responsável por disseminar isso no trabalho, em casa, na roda de amigos”, diz Frederico.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia