Problemática Ambiental

O QUE É MEIO AMBIENTE?
Fatores abióticos (meio físico) água, ar, solo, energia,etc... ;
Fatores bióticos (biomas – conjunto de seres vivos de uma área) flora e fauna;
Cultura humana seus paradigmas, princípios, valores filosóficos, políticos, morais, científicos, sociais, econômicos, religiosos, etc.

CONSEQUÊNCIAS DO MODELO DE “DESENVOLVIMENTO”
* Busca do “progresso” / crescimento a qualquer custo;
* Uso intensivo, crescente, irresponsável, sem respeitar a capacidade de reposição da natureza;
* O ser humano age como se fosse a última geração a viver sobre a terra;
* Exclusão social e miséria por um lado consumismo, opulência e desperdício por outro;
* Ambos causam degradação ambiental e consequentemente perda da qualidade de vida.

DENTRE OS INÚMEROS PROBLEMAS AMBIENTAIS GERADOS
*Alterações climáticas globais;
* Buraco na camada de ozônio;
* Alterações da superfície da terra;

*Desflorestamentos/ queimadas;
*Erosão do solo/desertificação;
*Efeito estufa;
*Destruição de habitats;
*Perda da biodiversidade(genética, de habitats,de ecossistemas);
*Poluição(ar, água, solo,sonora, etc...) ;
*Escassez de água potável;
*Erosão da diversidade cultural;
*Exclusão social.

DESFLORESTAMENTO
*Trata-se de uma das mais graves alterações que o ser humano vem impondo a terra através dos tempos;
*Altera profundamente a circulação da água na atmosfera;
*Produz perdas irreparáveis na biodiversidade genética;
*Provoca alterações climáticas;
*Expõe o solo a erosão;
*A cada 6 minutos é destruido 1,5km2 de florestas tropicais;
*De acordo com o pnuma em 2035 todas as florestas tropicais estarão destruidas;
*No brasil dos 200 mil km2 originais de mata atlântica, existe hoje apenas 7 mil km2.
PRINCIPAIS ATIVIDADES HUMANAS QUE CONTRIBUEM PARA A DESTRUIÇÃO DAS FLORESTAS
*Agropecuária;
*Incêndios/queimadas;
*Agricultura intensiva;
*Retirada predatória de madeira;
*Construção de hidrelétricas;
*Urbanização;

IMPORTÂNCIA DAS FLORESTAS
*Abrigam a biodiversidade;
*Ajudam a regular o clima;
*Abrigam patrimônio cultural;
*Armazenam gás carbônico (co2);
*Protegem o solo;
*Constituem habitat para os seres vivos.
REDUÇÃO DA CAMADA DE OZÔNIO
O ozônio é um gás que funciona como filtro solar na camada superior da atmosfera que envolve a terra. Ele nos protege contra a ação dos raios ultravioletas provenientes do sol, que danificam as plantas e causam câncer de pele.
A camada de ozônio esta sendo destruida pelos cfcs (cloroflourcarbonos), produtos químicos utilizados em refrigeração (geladeiras, ar-condicionados,etc.) Em aerosóis, extintores e outros que ascendem a alta atmosfera e destroem o ozônio. Como consequência, cerca de 100 mil pessoas em todo mundo apresentam câncer de pele, a cada ano.
Felizmente a fabricação desses produtos químicos foi proibida por um acordo internacional, e estão sendo substituidos por produtos inofensivos ao meio ambiente.
EFEITO ESTUFA
O aumento da temperatura da terra causado pelo acúmulo de gás carbônico(co2) e de gás metano (ch4) na atmosfera estes gases tem a propriedade de “aprisionar” o calor do sol, que incide sobre a terra, impedindo-o de retornar ao espaço cósmico estima-se que 500 bilhões toneladas de co2 por ano é despejada na atmosfera.
ATUALMENTE O EXCESSO DE CO2 É PRODUZIDO POR:
Processos industriais consumo de combustíveis fósseis incêndios e queimadas

ATUALMENTE O EXCESSO DE CH4 É PRODUZIDO POR:
Processos biológicos, que ocorrem principalmente: plantações de arroz nas pastagens de gado lixões urbanos.
Estes gases estão elevando gradativamente a temperatura do planeta, podendo derreter o gelo das calotas polares e elevar o nível das águas dos mares, causando inundações
Atualmente busca-se a assinatura de um acordo internacional para redução das emissões dos gases causadores do efeito estufa, porém os países ricos, não tem apoiado totalmente tal acordo, apesar de serem eles os maiores emissores de gases.
 EXPLOSÃO POPULACIONAL
A cada ano nascem 85 milhões de pessoas no nosso planeta. Neste ritmo, no ano 2020 poderemos ser 8 bilhões de habitantes, ou seja , 2 bilhões a mais do que a atual população da terra a maioria dessa população vive em cidades de países pobres ou em desenvolvimento, sob precárias condições ambientais - poluição, falta de saneamento básico, condições inadequadas de moradia, entre outros problemas.
 A CRISE URBANA
A maioria dos seres humanos vivem em cidades (socioecossitemas urbanos) - a criação mais complexa do homem - estão se tornando lugares cada vez mais estressantes para se viver provocando deficiências crônicas nos serviços básicos(saúde, transporte, educação, segurança,saneamento,proteção ambiental e lazer) expondo os seus habitantes a condições inadequadas de qualidade ambiental.
Nas cidades dos países pobres esse quadro é agravado pelas migrações. O modelo atual não apoia o pequeno produtor rural. Este, empurrado por dificuldades financeiras, vende suas terras e migra para a periferia das cidades, onde engrossa o contingênte dos excluídos, enfrentando o desemprego,pobreza, miséria, violência, estresse, doença e a desagregação da família já nas cidades de países ricos, verifica-se um quadro de degradação ambiental generalizada, agravado pelo alto padrão de consumo, que gera quantidades ambientalmente insustentáveis de lixo urbano e gases tóxicos.
 ESCASSEZ DE ÁGUA POTÁVEL
De toda água existente na terra, 97% estão no oceano. Ou seja, apenas 3% de toda a água existente na terra são constituidos de água doce. Desse total, 76% estão sob a forma de gelo, nas calotas polares, sendo, portanto de difícil aproveitamento.

O QUE TEM SIDO FEITO PARA MUDAR ISTO?O primeiro grande esforço internacional neste sentido, foi a realização da “conferência de estocolmo - 1972” promovida pela onu. A partir daí a preocupação com o meio ambiente tornou-se cada vez maior e a educação ambiental passou a ser um dos instrumentos mais eficazes para promover as mudanças que se faziam necessárias.

O QUE FOI A RIO-92?
Conferência da onu para o meio ambiente e desenvolvimento, realizada no rio de janeiro em 1992, com a participação de 170 países.
OBJETIVOS:
* Examinar a situação ambiental global
* Recomendar medidas de proteção ambiental
* Identificar estratégias para a promoção do desenvolvimento sustentável.
APRESENTOU OS SEGUINTES RESULTADOS:
*Articulação de vários tratados,acordos e convenções
*Apresentação a sociedade humana da agenda 21
*Mobilização internacional da sociedade em torno da temática ambiental.

O QUE É A AGENDA 21?
É um plano de ação para o século xxi, visando a sustentabilidade da vida na terra. Na verdade trata-se de uma carta de compromisso com o meio ambiente, constituindo-se uma estratégia de sobrevivência para a humanidade. Nos seus 40 capítulos, a agenda21 contempla:
*Dimensões econômicas e sociais;
*Conservação e manejo dos recursos naturais;
*Fortalecimento da comunidade;
*Meios de implementação das ações propostas.
A agenda 21 estima que, para reparar os danos causados ao meio ambiente pelo ser humano, serão necessários investimentos de aproximadamente us$ 600 bilhões . Até o momento, no entanto, nem 5% desse montante foi aplicado.
Cabe registrar que se gasta 3 trilhões de doláres por ano , em armas.
 O QUE É DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL?
É um novo tipo de desenvolvimento, que busca compatibilizar o atendimento das necessidades sociais e econômicas do ser humano com a necessidade de preservação do meio ambiente e dos recursos naturais, de modo a assegurar a sustentabilidade de vida na terra. Acredita-se que o desenvolvimento sustentável, seja a única forma de sairmos da rota da miséria, exclusão social e econômica, consumismo, desperdício e degradação ambiental em que a sociedade humana se encontra.

O QUE É EDUCAÇÃO AMBIENTAL?
É um processo contínuo no qual os indivíduos e a comunidade tomam consciência do seu meio ambiente e adquirem o conhecimento, os valores, as habilidades, as experiências e a determinação que os tornem aptos a agir individualmente e coletivamente e resolver os problemas ambientais presentes e futuros.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia