UMA VIDA NATURAL


70 ITENS PARA UMA VIDA NATURAL


Escolha suas prioridades:

1 – Respirar mais profundamente: A verdade é que o sangue precisa de oxigênio. Respiração profunda amplia a clareza da mente e dá mais saúde física. Faça isto, calmamente, durante alguns minutos por dia. Diante de ar livre e puro, na medida do possível.
2 – Dar folga para o estômago: Seu estômago é um dos seus amigos mais importantes. Não se empanturre. Dê descanso ao estômago. Coma para alimentar-se. Não se intoxique.
3 – Abrir espaço para a qualidade de vida na rotina diária: Não deixe para depois de amanhã a melhora que pode produzir e estabelecer hoje. A qualidade de vida é uma planta que a gente tem que regar todo dia.
4 – Fazer periodicamente uma auto-avaliação: Verificar regularmente, item por item, o grau de coerência que você já atingiu na vivência do seu ideal ecológico, identificando de que modo pode continuar auto-aperfeiçoando-se e avançar cada vez mais.
5 – Mastigar bem os alimentos: Quando começa uma refeição, a pressa e a ansiedade devem ser deixadas de lado. Mastigar, como respirar, deve ser um gesto completo, consciente, íntegro. Sem exageros.
6 – Evitar remédios: Tome remédios só quando for de fato necessário. Prefira o enfoque homeopático ou naturalista. Os laboratórios químicos induzem ao consumo de remédios não só desnecessários, mas prejudiciais.
7 – Comer menos carne: Afasta-se, gradualmente, do processo de massacre diário dos animais para “produção” de carne. Há outros motivos. A carne vem com hormônios, conservantes, e toxinas que a tornam alimento pouco saudável. Diminua a carne, e se quiser proteínas animais, prefira leite, queijo, ovos. Pense em uma alimentação mais vegetariana. Se possível, elimine todo tipo de carne da sua dieta.
8 – evitar o automóvel: Carro particular causa poluição ambiental e priva o seu organismo do necessário exercício físico. Use-o só quando necessário.
9 – Andar de bicicleta: Este é o veículo cujas vendas mais crescem em todo o mundo. Descongestiona o trânsito nas cidades, não polui e faz bem à saúde.
10 – Fazer caminhadas: É outra maneira de garantir o exercício físico diário que o corpo precisa para manter a saúde. Prefira caminhar por ruas mais silenciosas ou parques. Para distâncias curtas, caminhar é melhor que andar de carro.
11 – Trocar o café pelos chás naturais: Evite o café e o chá preto. A ingestão excessiva de café pode causar problemas de comportamento, alterações cardíacas, câncer na bexiga e aumento do colesterol. A cafeína produz insônia e excitação nervosa. O café de cevada pode ser uma alternativa. Mas os chás naturais têm diferentes propriedades medicinais. Escolha, entre eles, os mais adequados para você.
12 – Adotar uma árvore (ou mais de uma): Além de todas as funções ecológicas conhecidas, ter uma ou mais árvores por perto acalma as pessoas e melhora seu estado de ânimo. No caso de hospitais, pacientes que têm árvores dentro de seu campo visual ficam curados mais rápido. Mantenha seu bem-estar interior convivendo mais com árvores. Defenda-as, quando ameaçadas. Cuide delas. Plante mudas. Verá como então se sente melhor.
13 – Deixar o cigarro completamente: Além de tabaco, o cigarro contém quase 2000 agentes químicos, na maior parte cancerígenos. Respeite seus próprios pulmões e os dos outros. Para plantio de fumo, florestas nativas são cortadas, pesticidas lançados ao solo, e o impacto ambiental é muito grande. As mesmas terras poderiam, em vez disso, estar produzindo alimentos para os pobres. O consumo do cigarro é provocado artificialmente por campanhas de propaganda das multinacionais. Economicamente, as doenças geradas pelo cigarro significam grande prejuízo para a sociedade.
14 – Preferir alimentos com fibra: Segundo a Organização Mundial da Saúde, 80% dos casos de câncer ocorrem por razões ambientais, inclusive o cigarro e a má alimentação. Os alimentos integrais, com fibras, previnem problemas de saúde. Evite alimentos artificiais ou refinados.
15 – Raio-X só quando indispensável: Evite radiografias sempre que possível. Mesmo pequenas doses de radiação – que às vezes nem são muito pequenas – devem ser evitadas para manter melhor a saúde.
16 – Uma pausa antes de comer: Antes de iniciar a refeição, pare um instante, acalme sua mente, concentre-se na idéia mais elevada que puder imaginar no momento. Deixe de lado toda pressa e ansiedade. E então comece a comer com calma e tranqüilidade, para que a digestão possa começar de maneira certa.
17 – Preferir acupuntura, do-in, naturismo, homeopatia: As terapias alternativas não intoxicam o paciente, que é convidado a compreender ele mesmo não só o mecanismo da doença, mas as bases do equilíbrio interno que sustenta a saúde física.
18 – Beber menos leite: Diversos produtos químicos são lançados em seu leite diário, desde conservantes até aromatizantes. As vacas leiteiras recebem doses quase constantes de antibióticos e hormônios prejudiciais à saúde delas e à nossa também.
19 – Economize e recicle papel: Use papel dos dois lados. Quando possível, compre papel reciclado, ou pelo menos não branqueado com cloro, produto extremamente nocivo ao meio ambiente. Faça uma experiência caseira de fabricar papel reciclado. A UPAN pode dar orientação.
20 – Comendo ovos? Cuidado: Poucas galinhas poedeiras, hoje em dia, têm vida ou alimentação naturais. São mantidas em cativeiro, sem poder mover-se, recebendo altas doses de hormônios para produzir mais ovos. Deixando de comprar ovos nestas “granjas”, você não compactua com a tortura e o massacre dos animais – e ainda protege sua saúde.
21 – Abandonar as frituras: Se você não resiste a uma fritura de vez em quando, faça com que isto seja apenas uma exceção, e use somente óleos leves, que ajudam a controlar o colesterol. é melhor tentar viver sem frituras. Ou com muito poucas.
22 – Evitar a carne de porco: A carne de porco é, entre todas, provavelmente a mais prejudicial à saúde. Sem falar na saúde do próprio porco, que é a primeira vítima inocente no processo. Os animais merecem o nosso respeito. Não sabem falar, não podem defender-se, mas sentem dor tanto quanto nós. E há o nosso corpo físico. É nosso primeiro e melhor amigo neste mundo, e trabalha 24 horas por dia para nós, sem nada reclamar, mas tentando reparar todos os erros que cometemos em nossa alimentação e ritmo de vida.
23 – Evitar alimentos muito quentes ou muito frios: Chá muito quente, e sorvete ou suco muito gelado, não ajudam o organismo. É melhor evitar os extremos de temperatura nos alimentos ingeridos. Faça como os animais, que instintivamente preferem alimentos com temperatura próxima à do seu organismo. O conselho dos iogues é o mesmo.
24 – Comer alimentos naturais da estação: Os vegetais produzidos fora da estação exigem uso mais intensivo de pesticidas e substâncias químicas. Prefira as frutas e legumes da época.
25 – Fazer exercícios físicos diariamente: Caminhe, ande de bicicleta, faça um pouco de hatha ioga, jogue, vôlei, futebol ou basquete, tênis ou tênis de praia. Exercícios físicos moderados são essenciais para manter a saúde e uma atitude equilibrada e saudável diante da vida, evitando as causas do stress e da tensão.
26 – Cenouras e verduras sem veneno: Com vitamina A e cálcio, estes alimentos podem, assim como a maçã, ajudar a neutralizar o chumbo,  cobre e outros metais pesados em nosso organismo.
27 – Lavar bem as verduras: Toda verdura de folha deve ser bem lavada para que saiam restos de agrotóxicos. Deixar algum tempo de molho em bacia com água também é bom; inclusive com um pouco de vinagre ou suco de limão, o que ajuda a matar bactérias e parasitas. E jogue fora as folhas externas, onde se acumulam mais os poluentes.
28 – Comprar tomate e alface produzidos naturalmente: Muitos pesticidas são usados na cultura do tomate, alface e inclusive cebola. Em alguns casos, como a fiscalização é falha, os excessos podem ser consideráveis. Além de lavar bem, descasque pepinos e tomates e jogue fora a camada externa das cebolas. Sempre que possível, compre produtos de um agricultor que não use venenos.
29 – Preservar o peixe: Peixe não é necessariamente uma boa alternativa alimentar para quem elimina as espécies mais prejudiciais de carne. As águas poluídas são um sério problema. Peixes acumulam metais pesados. E a questão ética permanece. Você sabe quanto sofre um peixe antes de morrer, muito lentamente, por asfixia? E quem poderia medir este sofrimento? Para cada quilo de peixe, quantos quilos de sofrimento?
30 – Diminuir o açúcar: Aceite o açúcar natural presente nos alimentos. Adoce com mel ou com frutas. Se não puder renunciar ao açúcar, uso o mascavo, que é menos prejudicial.
31 – Fazer a sua geleia: É relativamente fácil fazer sua geleia em casa, que será mais barata, com mais fruta, com menos açúcar e sem aditivos.
32 – Procurar os recicláveis: Quando for às compras, priorize os produtos recicláveis, confiáveis, que podem ser consertados, reabastecidos, recarregados e usados de novo. Evite produtos que dependem de pilhas e baterias, porque são altamente poluentes.
33 – Praticar meditação: Considerada por alguns como instrumento para uma ecologia da mente e dos sentimentos, a meditação não é uma prática tão complicada quanto se pensa. Basta sentar-se em silêncio e observar a passagem dos pensamentos pela mente como se fossem nuvens no céu, isto é, sem comprometer-se psicologicamente com eles, até que o seu firmamento metal fique todo, ou quase todo, livre de nuvens. Mesmo que o seu céu não fique inteiramente límpido você notará que as nuvens ficarão mais altas, brancas, agradáveis e claras. Leia, lentamente, um bom livro sobre meditação.
34 – Olhar o rótulo dos alimentos comprados: Verifique a data de validade do produto e instruções para seu uso. Poucos consumidores brasileiros o fazem. Acabam comprando grande quantidade de alimentos com data vencida e produtos nocivos.
35 – Usar garrafas de vidro: Evite as garrafas de plástico, que terão de ser descartadas, enquanto as de vidro são imediatamente recicladas. Esta é uma pequena opção individual, diária, por uma sociedade ecologicamente viável. Um pequeno ato de autodisciplina e respeito pelo meio ambiente.
36 – Evite todos os enlatados: Se ainda bebe refrigerante ou cerveja, não aceite que venham em latas, pelo mesmo motivo do item anterior. Evite alimentos enlatados e compotas, exceto as feitas em casa, com vidros.
37 – Comprar a granel: O alimento a granel em geral é mais barato. Além disso, você evita a embalagem.
38 – Evitar o isopor: Usado para embalar sorvetes e em várias outras situações, o isopor é cancerígeno se estiver em contato com alimentos e tem CFC, que destrói a camada de Ozônio nas camadas superiores da atmosfera terrestre.
39 – Sebo na margarina: Quando é mostrada nas propagandas de televisão, a margarina parece um produto saudável. Na verdade, ela é produzida com vários óleos vegetais misturados a gorduras animais, como o sebo. Para ficar parecida com a manteiga, a margarina recebe antioxidantes, flavorizantes, corantes, emulsificantes, espessantes, acidulantes e conservantes, todos aditivos químicos de algum modo prejudiciais à saúde. A margarina é um alimento totalmente ilusório.
40 – Usar inseticidas caseiros: Nenhum inseticida químico é inofensivo. Se pensa que precisa usá-lo, leia a bula e siga as instruções com cuidado. Mas há também algumas soluções alternativas. Para formigas, coloque algumas gotas de suco de limão na entrada do formigueiro e deixe ali a casca. As formigas também podem ser eliminadas com o uso de pó de café, talco, pimenta e cinzas. Para baratas, misture bicarbonato de sódio com açúcar e coloque em tampinhas de garrafas, no locais freqüentados por elas (sob a geladeira, o fogão, em ralos e lixeiras). O açúcar atrai e o bicarbonato as mata. Para traças, a cânfora e tão eficiente quanto a naftalina e muito menos tóxica. Para aranhas, se forem pequenas e inofensivas, evite matá-las: elas se alimentam de vários insetos desagradáveis. Para pulgas, o maior problema é com os animais de estimação. Lave-os com água morna e sabonete e enxugue-os. Aplique depois uma solução caseira eficaz para manter as pulgas à distância: duas colheres de sopa de alecrim fervidas em um litro de água.
41 – Evitar o forno de microondas: O forno de microondas pode desenvolver aminoácidos tóxicos para o rim e o fígado em alimentos como queijo, leite, carne e peixe. Ela não dá aos alimentos uma temperatura uniforme, capaz de matar todas as bactérias.
42 – Evitar papel-toalha: O papel-toalha, usado por muita gente para secar frituras, é branqueado com cloro e lança dioxinas. Prefira usar papel não-branqueado. Se tomar café, use coador de pano e não de papel. Use toalhas e guardanapos de pano na medida do possível. Prefira o chá solto, evitando mesmo o chá natural em saquinhos.
43 – Economizar água: Água é um recurso natural escasso. Não deixe a torneira aberta todo o tempo enquanto escova os dentes. Não fique meia hora embaixo do chuveiro aberto. Tome providências imediatamente se há um vazamento em sua casa ou prédio.
44 – Proteger as crianças dos alimentos perigosos: Mediante um bom diálogo e um trabalho de educação integral, você pode conscientizar seus filhos (e os amigos deles, já que uma criança não vive isolada) sobre os problemas dos excessos de doces e balas, dos refrigerantes, hambúrgueres, cachorro-quentes e outras armadilhas do chamado mundo moderno. Estes alimentos têm muitas vezes não só açúcar branco, mas corantes, conservantes, e outros aditivos prejudiciais. A satisfação que eles dão dura poucos segundos, mas há conseqüências de longo prazo como fraqueza nos dentes, mais possibilidades de contrair doenças e gastos com médicos e dentistas.
45 – Evite refrigerantes: Coca-Cola e Pesi-Cola têm cafeína, que causa uma dependência como a criada pelo café e chá preto. Além disso, outros aditivos e propriedades destas bebidas fazem-nas altamente destrutivas dos dentes e nocivas ao estômago. Em geral os outros refrigerantes são menos agressivos à saúde, o que não chega a ser um elogio. Beba sucos naturais. São só não fazem mal, mas ajudam a manter e a recuperar a saúde. Também neste aspecto, proteja suas crianças.
46 – Desligar a televisão: Usada em excesso, a televisão interrompe a vida familiar e destrói, também, a vida intelectual, cultural, e social das pessoas. Com seus programas muitas vezes alienantes, a televisão é um exemplo de poluição mental e deseducação da população em vários níveis. Mas, usada com moderação, pode ser um fator positivo em sua vida. Às vezes há filmes bons. Existem bons noticiários e alguns programas culturais e até ecológicos.
47 – Não usar panelas de alumínio: Procure substituir gradualmente suas panelas de alumínio. Prefira panelas esmaltadas, de ferro, ou ainda de vidro. O alumínio da panela se desprende quando são cozinhados alimentos ácidos, ou quando se raspa o recipiente com força. Há várias doenças associadas ao excesso de alumínio no organismo humano.
48 – Preferir sabonetes naturais: Há sabonetes com perfumes artificiais que não só prejudicam a pele, mas o meio ambiente, isto é, o rio ou arroio para onde vão, dissolvidos na água. Não se iluda com perfumes fortes. Não são bom sinal.
49 – transpirar naturalmente: Não exagere com os desodorantes. O suor natural é importante para eliminar toxinas. Desodorantes supostamente “modernos”, à base de cloridato de alumínio, formaldeído e amônia, bloqueiam os poros da pele e fazem mal à saúde. Talcos neutros como “Senophile” e polvilho anti-séptico “Granado” são inofensivos à pele e necessitam uso menos freqüente.
50 – Recusar produtos descartáveis: Acelere a evolução do mercado consumidor brasileiro em direção a uma atitude de respeito para com o meio ambiente. Evite comprar produtos descartáveis, ou que vêm envoltos em enormes embalagens. Passe esta atitude para outros consumidores, e na medida do possível, conscientize os comerciantes.
51 – Colocar as mãos na terra: Se você tem um pedaço de terra no quintal, ou tem pátio grande, ou uma chácara, faça uma horta. Até em vasos, em um apartamento, se houver sol, você pode plantar. Plante alface, couve, chuchu, tomate, espinafre, cenoura. plantar é uma das melhores higienes mentais possíveis. E na hora de comer, você terá certeza de que está livre de venenos.
52 – Nunca usar amianto: Evite totalmente amianto, seja em telhas, reservatórios de água ou qualquer outro produto. O amianto desprende microfibras que são inaladas na respiração, e podem provocar graves doenças respiratórias, inclusive irreversíveis. O produto já foi proibido na Alemanha e outros países. Também é nocivo ao meio ambiente e à saúde dos trabalhadores que o produzem.
53 – Abandonar os alimentos refinados: Deixe de lado a farinha, o açúcar, o sal e outros alimentos refinados. Na sua fabricação são usados branqueadores e substâncias artificiais que podem até liberar dioxina, enquanto suas fibras e características naturais se perdem no processo. Prefira farinha, arroz e pão integrais e coma sal marinho.
54 – Não exagerar com o computador: Os computadores emitem baixos níveis de radiação que podem causar dor de cabeça e outros sintomas a pessoas que fiquem muitas horas por dia diante deles. O perigo maior é para mulheres grávidas de poucos meses, que podem sofrer aborto. De qualquer modo, evite ficar mais de quatro horas por dia na frente do computador. Faça uma pausa a cada hora de trabalho.
55 – Dar folga para o seu bolso: Compre só o necessário. Vivemos em um mundo de falsas necessidades, criadas artificialmente. Sai fora do círculo vicioso de consumo-pelo-consumo, responsável por tanta destruição ambiental, tanta exaltação do egoísmo. Uma atitude mais reservada em relação à compulsividade consumidora pode, literalmente, dar lucro a você.
56 – Participar do movimento ecológico: Deve haver uma entidade ecologista em sua cidade. Certamente há muitas delas em seu Estado. Associe-se. Participe das reuniões. Faça um pequeno gesto concreto em apoio à defesa ambiental através de grupos de cidadãos.
57 – Dar preferência ao ônibus: Ir de carro aos lugares onde isto não é indispensável constitui inclusive uma perda de tempo. Se der preferência ao ônibus ou metrô, você pode ir lendo ou estudando, porque o tempo da viagem é útil. Se a distância for pequena, há a possibilidade de caminhar ou ir de bicicleta.
58 – Ser um cidadão atuante: Tenha à mão os telefones da Secretaria Municipal de Meio Ambiente de sua cidade e da entidade ecológica mais próxima. Denuncie qualquer irregularidade da qual venha a saber, dando seu nome e endereço para confirmação da denúncia. Sempre que possível, participe de ações concretas em defesa do meio ambiente.
59 – Fazer passeios pela natureza: Ninguém pode amar ou defender o que não conhece. Deixe de lado a tensão do trabalho urbano e visite os lugares da natureza. Esvazie-se da pressa e aprenda a perceber a música e harmonia presentes no silêncio da natureza.
60 – Conscientizar filhos, sobrinhos ou irmãos menores: Converse sobre a questão da defesa ambiental com seus familiares. Se você é adolescente, pode ajudar seus amigos ou irmãos menores a perceber um sentido mais amplo na vida. É útil questionar toda a rotina diária a partir do ponto de vista da qualidade de vida.
61 – Evitar bebidas fortes: Caipirinhas, vinhos e outras bebidas alcoólicas são uma violência contra o organismo humano. Se não puder renunciar totalmente ao uso do álcool, opte por uma cerveja gelada em doses homeopáticas. Evite o pileque como meio de transcender a sua consciência média da realidade. Se quiser transceder, decida-se pela meditação, leia sobre ioga. É bem melhor do que destruir o sistema nervoso com bebidas alcoólicas.
62 – Na praia, evitar excesso de sol: Entre 10h00 e 15h30 há o maior perigo. Os índices de câncer de pele no Brasil já são preocupantes.
63 – Repelentes naturais: Evite os repelentes químicos contra insetos como o mosquito e o borrachudo. Prefira o óleo de bergamota e outros produtos inofensivos à saúde humana e ao meio ambiente, que podem ser encontrados em lojas naturais. Em caso de emergência, o antigo sistema do tapa ainda funciona. Colocar tela na casa e usar mosquiteiro também constituem providências sensatas.
64 – Ao dirigir, evite altas velocidades: Altas velocidades não são apenas perigosas para você e para os outros, mas prejudicam todo o meio ambiente. Dirigindo a 112 Km por hora – por exemplo – você gasta 25% mais combustível do que viajando a 88 Km horários. Andando mais devagar, você economiza dinheiro e polui menos.
65 – evitar a causa das dores de cabeça: De cada dez casos de dor-de-cabeça, nove são resultados de tensão, inclusive ansiedade, depressão, preocupação e outros problemas emocionais. Tomar comprimidos é uma falsa solução. Beba um chá de camomila. Sente-se calmamente, espinha dorsal ereta, pés firmemente no solo, e imagine a energia que está concentrada na cabeça dissolvendo-se e distribuindo-se calmamente. Relaxe. Revise, examine e elimine um a um os fatores tensionantes de sua vida diária.
66 – Evitar o uso de plásticos: Se vai às compras, leve de casa uma sacola. Dispensa embalagens desnecessárias.
67 – Ser sério, mas não carrancudo: O bom humor e o riso contribuem para manter-nos relaxados e evitar tensões ou doenças. Fale sobre seus problemas com amigos confiáveis. Desabafar com gente amiga é uma maneira de evitar que os problemas ganhem importância exagerada. Quando falamos dos problemas, eles desinflam.
68 – Creme dental com tubo flexível: Pastas de dentes com tubos metálicos contêm chumbo e são prejudicias. Prefira sempre tubos flexíveis (de plástico), hoje vendidos pela Colgate.
69 – Manter contato com o(s) político(s) em quem você votou nas últimas eleições: Seja vigilante. Mantenha contato com o vereador, prefeito e deputado a quem deu seu voto e pressione para que eles se posicionem corretamente nas questões ambientais e de qualidade de vida.
70 – Manter contato com o jornal que você lê, a rádio que escuta, a estação de televisão que assiste: Ligue para seus meios de comunicação social preferidos e faça sugestões de assuntos que deveriam ser abordados, critique quando errarem, elogie quando acertarem. A influência do consumidor é decisiva para que os meios de comunicação possam melhorar seu conteúdo. Escreva cartas para a coluna do leitor e expresse seus pontos de vista.
Acrescente agora aqueles itens que são importantes para você mas que não constam nesta lista, e defina algumas metas pessoais para o futuro próximo.

A partir de 1970, espalham-se pelo planeta grupos ecológicos grandes e pequenos. E até hoje, quanto mais agressões ocorrem ao meio ambiente, mais cidadãos passam a defender a natureza e o futuro da nossa própria espécie.
O objetivo é estabelecer uma sociedade politicamente democrática, socialmente justa e ecologicamente sustentável onde se reconheça, finalmente  , a fraternidade essencial e a interdependência que unem a todas as formas de vida.
Participar desta corrente mundial cuja força restabelecerá a harmonia é algo que implica pequenos passos concretos na vida cotidiana. Uma vida inteira é a soma de muitos pequenos gestos. Por isto os hábitos diários são decisivos, também para o ecologista.
Há além disso uma ecologia das emoções e dos pensamentos. Idéias e sentimentos solidários e altruístas fazem bem aos outros como a nós mesmos. Da mesma forma, o associado da entidade ecológica pode e deve falar aos outros sobre proteção ambiental, participar das campanhas da entidade, conseguir novos associados, e mobilizar-se imediatamente em caso de uma emergência ambiental.
Seu exemplo será tão útil quanto o resultado prático da sua atitude perante a vida. Seu maior lucro pessoal talvez seja o privilégio de levar uma existência mais significativa.
Todos precisam da natureza. Quase todos sabem que ela está em perigo. E há muitos que a defendem.


Comentários
1 Comentários

1 comentários:

  1. Tbotafogo disse...:

    Em relação ao íten 52, sou altamente contra, as fibras de amianto fazem mal somente em sua fase bruta, ao ser misturadas com o cimento, formam partículas pesadas e não inaláveis. em relação ao malefício ao meio ambiente, achei esta reportagem bem legal, dê uma olhada.
    http://www.orgulhosama.com.br/?p=508

    Abraços,
    Thiago

Postar um comentário

 
Eco Harmonia