O PAPEL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS E O INVESTIMENTO EM MEIO AMBIENTE



Centro de Pós Graduação - Pesquisa e Extensão
O PAPEL DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS EMPRESAS E O INVESTIMENTO EM MEIO AMBIENTE
Autores : Rogerio Godoy Princiotti -  Adriana Cassarotti -  
Orientador : Profº  Julio Cesar Zanzini

INTRODUÇÃO
A necessidade de mudança na postura das empresas para minimizar a crise sócio-ambiental que vivemos atualmente, uma reflexão sobre o seu desempenho e sua relação com a competitividade em um mercado cada vez mais exigente, associando melhorias ambientais a ganhos de competitividade.
Sabemos que a consciência ambiental da população também se modificou e a vigilância comunitária aumentou graças aos processos de difusão de conhecimento, educação ambiental e surgimento de organizações não-governamentais de meio ambiente. A regulação formal ampliou-se e a informatização dos órgãos reguladores facilitou a tarefa de controle da poluição, o que foi complementado pela introdução de novas leis como a lei de crimes ambientais.
Em resposta a problemática nas empresas com experiências desenvolvidas, aplicadas na educação ambiental em uma proposta estratégica voltada para mudanças de hábitos, valores, crenças e costumes, inserindo toda a empresa  e a comunidade local de maneira participativa com novo olhar para proteção do meio ambiente de modo minimizar os impactos ambientais, e instrumento facilitador para implantação da ISO 14.001.
Neste estudo será apresentado alguns casos de empresas poluidoras que realizaram investimento em meio ambiente, reduzindo fontes emissoras de poluição, empresas que conquistaram o mercado internacional por atenderem melhor as exigências ambientais, o marketing ecológico, situações de empresas que contaminaram o ambiente comprometendo sua imagem perante a sociedade, empresas que adotaram processos de produção limpa, empresas poluidoras impedidas de se instalarem em cidades por intervenção da comunidade e ambientalistas, investimento em tecnologias para reduzir emissão de fontes poluidoras, sistema de gestão ambiental, a importância em projetos de educação ambiental na compreensão dos problemas internos e do “ entorno” das empresa com envolvimento da comunidade local  bem como a responsabilidade social. 
METODOLOGIA 
Análise histórica de passivos ambientais de indústrias em geral, levantamento de empresas com melhorias na performance do gerenciamento dos agentes poluidores com base em informações de estudo de casos, tomando-se como procedimento, além da pesquisa bibliográfica, entrevistas com profissionais responsáveis pela gestão ambiental em diversas empresas, pesquisa de projetos ambientais e estudo de casos de  empresas com potencial poluidor e de impacto ao meio ambiente, em especial como a CSN – Companhia Siderúrgica Nacional na cidade de Cubatão – Santos e a CESP em projetos para instalação de Usina Termoelétrica.
OBJETIVOS 
A comunidade mundial vive o momento de despertar para questões ambientais que antes não eram consideradas como, consumo responsável, desenvolvimento sustentável,  riscos do aquecimento global.  A relação entre o Meio Ambiente e a Sociedade, como um todo, estabelece-se de forma direta havendo atualmente uma preocupação cada vez maior sobre este assunto. 
Desta forma objetiva-se: 
·O papel da empresa na educação ambiental em relação à comunidade onde está inserida, estendendo-se a funcionários e familiares;
·Estabelecer um sistema de gerenciamento dos riscos ambientais das empresas;
·Reconhecer os aspectos ambientais  de modo a neutralizar os impacto ambientais;
·Melhorar a imagem da empresa junto ao consumidor e sociedade;
·Melhorar o processo produtivo e diminuir custos com desperdícios de resíduos;
·Colaborar para melhora na qualidade de vida;
·Melhorar a competitividade;
·Atendimento a legislação vigente.
RESULTADOS ESPERADOS 
O desenvolvimento de um sistema consistente, que identifique as diversas aplicações no gerenciamento ambiental, para identificar empresas que não possuem um sistema de gestão com elemento de controle dos agentes poluidores, bem como àquelas que possuem excelentes padrões de sistemas de gestão com resultados significativos neutralizando de maneira eficaz o impacto no meio ambiente. 
Despertar nas empresas a importância no investimento em meio ambiente, e a importância do envolvimento da comunidade em que ela esta inserida, de maneira transparente e participativa, envolver escolas, familiares de funcionários, igrejas, poder público etc. ensinando, e buscando soluções através dos problemas locais, procurando otimizar o gerenciamento dentro da sua realidade, melhorando os elementos de controle  e suas fontes poluidoras ao meio ambiente.
O resultado de marketing ambiental que vem premiar economicamente, as empresas com melhor performance no processo produtivo, na qualidade ambiental dos seus produtos, do consumo ao descarte final das embalagens.
Desenvolver trabalho acadêmico utilizando de metodologia de pesquisas, com busca pelo conhecimento das questões ambientais. 
CONCLUSÃO 
A Educação Ambiental é uma ferramenta imprescindível para a conscientização e qualificação dos funcionários das empresas, nivelando informações e conhecimentos em uma nova consciência; 
A Educação Ambiental interagindo como mudança de comportamento e atitudes em relação ao meio ambiente interno e externo às organizações, de modo despertar no indivíduo a ação proativa, e a busca de soluções concretas para os problemas ambientais que ocorrem principalmente no seu dia-a-dia, no seu local de trabalho, na rua, em casa, no lazer, etc.. 
Para obter o compromisso dos funcionários com a melhoria do desempenho ambiental no seu local de trabalho, é preciso em primeiro lugar, que ele perceba a sua importância no processo produtivo, ter acesso a conhecimentos básicos sobre meio ambiente, que o auxiliem na identificação dos aspectos ambientais e das fontes geradoras com potencial para ocasionar impactos ao meio ambiente; 
Envolver os indivíduos na busca por uma sociedade sustentável, colaborar para minimizar o quadro de degradação ambiental, ao mesmo tempo em que se desenvolverá uma aprendizagem significativa, que proporcione uma mudança de atitude, não somente como colaborador da empresa, mas como cidadão consciente e participativo deste processo necessário de mudança para o alcance de uma sociedade sustentável; 
Cada vez mais as empresas estão sendo pressionadas pela imagem que projetam, pelos princípios éticos que norteiam sua gestão, pela maneira com que tratam seus colaboradores e o meio ambiente e, sobretudo, por sua atuação social; /
Nos programas de educação ambiental, às empresas obtém vantagens econômicas pela redução no consumo de energia, água, matéria prima, material de consumo, além ser um forte instrumento facilitador para obtenção da Certificação ISO14.001; 
Favorecer uma reflexão sobre o desenvolvimento de ações educativas que possibilitem uma transformação dos sujeitos em relação ao meio ambiente, promovendo a melhoria na qualidade de vida de todos os cidadãos. 
Transformação da cultura ambiental em prol da empresa, da comunidade e do planeta em que vivemos. 
REFERÊNCIA BIBLIOGRAFICA 
ALMEIDA, Luciana T. (1998). Política Ambiental: uma análise econômica.   
CARVALHO, Paulo G. M., FERREIRA, M. T. (1992). Poluição e crescimento na década perdida. Políticas Governamentais, n. 80. p. 10- 12. 
CASTRO, Newton de. A questão Ambiental: O que todo empresário precisa saber. Brasília. Sebrae. 1996 
DIAS, Reinaldo. Gestão Ambiental: Responsabilidade social e sustentabilidade,. Editora Atlas, 2006.
 FERRAZ, Cláudio, YOUNG, Carlos E. F. (1999). Trade liberalization and industrial pollution in Brazil. Série medio ambiente y desarollo, Chile : GUERRA, Antônio José Teixeira, CUNHA, Sandra Baptista. Impactos ambientais urbanos no Brasil. Rio de Janeiro: Editora:  Bertrand Brasil, 2001. 
EPELBAUM, Michel. A influência da Gestão Ambiental na competitividade e no sucesso empresarial. São Paulo: Escola Politécnica / USP, 2004. ( Dissertação de Mestrado), 190p. 
FIKSEL, Joseph. Design for environment: creating eco-efficient products and processes. New York: McGraw-Hill, 1996
LIMA, José Doma Alves e SERRÃO, Mônica Armond. A Educação Ambiental como Instrumento do Sistema de Gestão Ambiental 
MIRRA, Álvaro Luiz Valery. Ação Civil Pública e a Reparação do Dano ao Meio Ambiente. Porto Alegre: Editora: Juarez de Oliveira, 2004
NETO, José Marques. Gestão dos resíduos de construção e demolição. São Paulo: Rima, 2005.
SÀNCHEZ, Luís Enrique. Avaliação de Impacto Ambiental. São Paulo: Editora: Mundo GEO, 2006
SEIFFERT, Mary E.B. ISO. 14001 Sistema de Gestão Ambiental. São Paulo 2007 . Editora Atlas 
TIGRE, Paulo B. (coord.). Tecnologia e meio ambiente: oportunidades para a indústria. Rio de Janeiro:UFRJ, 1994. 
YOUNG, C. E. F., ANDRADE PEREIRA, A. (2000). Controle ambiental, competitividade e inserção internacional: uma análise da indústria brasileira. 
FONTE FIGURAS
FIG.1www.abae.pt/programa/JRA/concursos/concurso09/artigo.php?escalao=A1&id=42 
FIG.2www.agendasustentavel.com.br/artigo.aspx?id=1802&area=industria-base 
FIG.3www.ecoproducers.com/magazine/index.php?option=com_content&task=view&id=672&Itemid=33

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia