Estação de Tratamento de Esgoto São João começa a funcionar hoje

Setembro 27, 2010 Suzanne Dias
Categoria(s) Meio Ambiente, Sociedade


Foto: Márcio Lino/PMG

O prefeito de Guarulhos, Sebastião Almeida, dará início às operações da Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) São João nesta segunda-feira, dia 27, às 11 horas. Localizada na Rua da Cerâmica, próximo à Rua Bela Vista do Paraíso, na região do Jardim São João, ela terá capacidade para tratar 15% do esgoto coletado na cidade, beneficiando diretamente 195 mil moradores.

Por meio do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae), Guarulhos executa obras do Programa de Tratamento de Esgoto desde janeiro de 2008; até agosto de 2010 foram executados 160,24 quilômetros de redes coletoras e 29,08 quilômetros de coletores-tronco, linha de recalque e interceptor. Em 2009 foi iniciada a construção das ETEs São João e Bonsucesso, bem como de coletores-tronco que permitirão conduzir esgotos até a ETE São Miguel (do Sistema Metropolitano) e de coletores-tronco e interceptor do Sistema Várzea do Palácio. As obras da ETE Bonsucesso estão em fase de conclusão.

Além das ETEs São João e Bonsucesso, Guarulhos construirá mais três ETEs: Várzea do Palácio, Cabuçu e Fortaleza. Os cinco sistemas próprios darão atendimento às regiões Cabuçu, Fortaleza, Várzea do Palácio, São João e Bonsucesso. Já a ETE São Miguel, do Sistema Metropolitano, dará atendimento às regiões Pimentas e Cumbica.

Guarulhos investe no sistema de esgotamento sanitário, com foco no tratamento de esgoto, recursos do Governo Federal e recursos próprios. Até o momento, estão destinados R$ 318 milhões.
 
FONTE: PMG

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia