TEDxAmazônia: compartilhando idéias para mudar o mundo

01. nov, 2010
No próximo final de semana em Manaus, AM, terá o TEDxAmazônia. O evento será mais um de uma série de reuniões independentes do TED que têm o objetivo de compartilhar idéias interessantes para mudar o mundo. A proposta é mostrar quem está se mexendo pra fazer coisas interessantes, que inspirem outras pessoas a fazerem o mesmo. No site oficial, eles dão a seguinte descrição sobre o TEDxAmazônia:

Mais de 400 pensadores de diversas áreas do conhecimento reunidos em um dos ecossistemas mais complexos do mundo, que se distribui por nove países da América do Sul e é considerado Patrimônio da Humanidade pela Unesco. Um encontro de interesse global que discutirá por dois dias como as nossas ideias podem melhorar a Qualidade de Vida das mais de 5 milhões de espécies do planeta. Cerca de 50 palestras nas quais o ser humano é tão importante quanto o coral marinho.
Outros eventos do TED aconteceram no Brasil, como o TEDxSão Paulo (considerado um dos quatro melhores TEDx do mundo), o TEDxSudeste e o TEDxUSP, que aconteceu recentemente lá em São Paulo. Já os eventos TED são as reuniões oficiais com palestras que reúnem frequentemente grandes nomes do planeta:

O TED surgiu em 1984 como uma conferência anual na Califórnia e já teve entre seus palestrantes Bill Clinton, Paul Simon, Bill Gates, Bono Vox, Al Gore, Michelle Obama e Philippe Starck. Apesar dos mil lugares na platéia, as inscrições esgotam-se um ano antes. Cerca de 500 das palestras estão disponíveis no site do evento e já foram acessadas por mais de 50 milhões de pessoas de 150 países.

A cada ano a organização elege um pensador de destaque e repassa a ele 100 mil dólares para que ele possa realizar “Um Desejo que Vai Mudar o Mundo”. Com essas 4 ações, TED Conference, TED Talks, TED Prize e TEDx a organização pretende transformar seu mote “ideias que merecem ser espalhadas” cada vez mais em realidade. “Acreditamos apaixonadamente no poder das ideias para mudar atitudes, vidas e, em última instância, o mundo”, dizem os organizadores do TED.

Será a minha primeira ida ao norte do país e à Amazônia em particular. Espero muito que o evento seja bastante divertido e inspirador. Dentre as pessoas convidadas para partilhar suas histórias no TEDx, há nomes que à primeira vista podem ser desconhecidos, mas com contribuições que prometem mudar a vida de muita gente para o bem. Sugiro dar uma olhada na lista de palestrantes. Nela, há indígenas, antropólogos, artistas, cientistas e gente com os mais diferentes perfis possíveis.

O TEDxAmazônia representa para mim mais uma daquelas chances de partilhar conhecimento e experiências com pessoas diferentes, mas que possuem uma causa em comum comigo. Amo conferências internacionais e tudo que traga as perspectivas mais díspares e pitorescas humanas para o bem social. Melhor ainda quando fazem isso de maneira criativa. Nesses encontros, a gente sente na pele que o mundo é maior e que tem gente pra caramba nele fazendo coisas para o bem.

Deixo o vídeo promocional do TEDxAmazônia pra vocês. Essa viagem vai definitivamente ser divertida!


TEDxAmazônia - Teaser V02 - Versão em Português from TEDxAmazônia on Vimeo.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia