Reuso de Água

Os 1,36 x 1018 metros cúbicos de água existentes na Terra distribuem-se da seguinte forma:
Fonte: von Sperlin, Marcos. Introdução à qualidade das águas e ao tratamento de esgotos. 3. ed. Belo Horizonte: Depto de Engenharia Sanitária e Ambiental; UFMG; 2005"
É hoje um fato comprovado que o volume de água doce e limpa (menos que um por cento de toda a água disponível no planeta) está se reduzindo em todas as regiões do mundo. Inclusive no Brasil.
A região da Grande São Paulo é um exemplo típico desse problema.
O consumo exagerado das reservas naturais de água por causa do alto crescimento populacional está sendo maior do que a natureza pode oferecer, e a poluição produzida pelo homem está contaminando e diminuindo cada vez mais essas reservas.
Por sorte, a população já está sendo conscientizada desses problemas pelos órgãos encarregados em educação ambiental e pelas próprias distribuidoras de água.
As pessoas mais lúcidas de nossa população já fazem uma boa economia dentro de casa com as orientações sugeridas, tais como:
Fechar torneiras enquanto escovam os dentes, fazem a barba, ensaboam a louça, etc.;
Não usar mangueira para lavar pisos, calçadas, automóveis, etc.;
Trocar as válvulas de descargas por caixas acopladas ao vaso sanitário com limitador de volume por descarga;
Diminuir o tempo no banho, etc.
Muitos querem apoiar ainda mais esse esforço pela economia de água, mas nem sempre têm acesso a exemplos suficientemente funcionais e simples de serem seguidos. 
SoSol estudou alguns caminhos possíveis para gerar uma economia significativa e está desenvolvendo um projeto de simples aplicação que permitirá uma redução de aproximadamente 30% do consumo de água potável consumida em um lar
Caminhos possíveis para economia de água potável

Aproveitamento da água de chuva
É o projeto mais envolvente de todos. É um sonho permanente. Mas não tem aplicação imediata para a população citadina.
Existe a falta de espaço para instalação de cisternas.
Existe um obrigatório controle das primeiras águas de chuva coletadas, bastante perigosas, pois são o resultado da lavagem da poluição aérea e das sujeiras acumuladas nos telhados.
Existe também o alto custo de todas essas instalações.
A chuva, devidamente acumulada e tratada em regiões com grande índice pluviométrico, poderia suprir perto de 100% da água de um lar.


clique para ampliar

Caminhos possíveis para economia de água potável

Reúso da água presente no esgoto
É o projeto mais aplicado em nível mundial, inclusive no Brasil.
Um esgoto tratado a ponto de ser devolvido aos rios e aqüíferos é suficientemente limpo para lavagem de ruas, rega de parques e aplicações de cunho industrial. No lar essa água tem uso na limpeza de vasos sanitários, rega de jardins e lavagem de carros.
Essa água poderia substituir cerca de 40% da água potável consumida no lar. Mas a distribuidora não tem condições de oferecer essa água ao usuário final, pois isto representaria a instalação de mais um sistema de distribuição de água, paralelo ao que já foi implantado para a água potável.
Fica a alternativa da compra e os obrigatórios cuidados na manutenção de caras estações de tratamento mono ou multi-familiares, que poderiam fornecer a água de reúso proveniente do esgoto familiar ou comunitário.

Caminhos possíveis para economia de água potável
Reúso da água originada no banho familiar
Estudando as opções, verificamos que o reúso da água do banho é um caminho interessante para a redução de uso da água potável em aplicações simples como por exemplo nas descargas dos vasos sanitários. Essa água é denominada de "Greywater" ou água cinza. Bastante utilizada para irrigação em outros países.
Mantendo o conceito da auto montagem, e com materiais de fácil obtenção, estamos desenvolvendo alguns projetos que permitem reduzir o uso da água residencial em cerca de 30%, sem aplicação de tecnologias complexas e sem perigos para a saúde do usuário.
Existe certa correlação entre a água consumida no chuveiro e a consumida no vaso sanitário, equilibrando essas demandas. Veja a seguir os cálculos que nos levaram a essa conclusão:

Cálculos de consumo de água
Consumo médio de água por pessoa:
4,5R (R = m³) por mês = 4,5m³ por mês = 4.500 Litros por mês = 150 Litros por dia.
Consumo médio diário com banho:

obs.: chuveiro com vazão média de 3,5 Litros por minuto, e banho de +/- 15 minutos
1)- 15 X 3,5 = 52,5 Litros;
2)- 52,5 X 30 (dias) = 1575 Litros/mês = 1.57m³
3)- Isso significa 34,88% do consumo mensal.
Consumo médio diário com descargas:
Obs.: cada descarga tem vazão de +/- 10L
1)- média de descargas = 5 vezes ao dia = 50Litros/dia.
2)- 50 X 30 = 1500 Litros/mês = 1.5m³.
3)- Isso significa 33,33% do consumo mensal.
Baseados nos cálculos acima, buscamos algumas ALTERNATIVAS PARA ECONOMIZAR ÁGUA COM AS DESCARGAS.
Dentre elas temos:

1ª- ALTERNATIVA
Usar vasos sanitários com caixa acoplada para limitar o volume de água por descarga (vários modelos disponíveis no mercado).
Nesse caso pode-se escolher vasos que sejam projetados para usar um volume mínimo de água, e que esse volume seja suficiente para uma boa limpeza do vaso (por volta de seis litros). O usual é em torno de dez litros por descarga.
Em alguns modelos é possível diminuir o nível de água dentro da caixa de descarga ajustando a torneira bóia para fechar em um nível mais baixo. Cremos que o mínimo esteja por volta de 4,5 litros por descarga.
Existem outros modelos bem interessantes como os sistemas a vácuo e os banheiros secos.

2ª- ALTERNATIVA
eliminar todo o consumo de água (potável) com as descargas.
Para isso será reaproveitada a água do banho.
Isso vai significar +/- 30% de economia por mês.
Veja a figura da operação conceitual

clique para ampliar

Como fazer?
Desviar a água do ralo do box para um reservatório passando por filtros e tratamentos para depois reutilizar essa água nos vasos sanitários. Para isso muitos projetos e muitas variáveis poderão ser feitos. Na seqüência dessa apresentação demonstramos dois projetos básicos de reúso de água.
Não sugerimos ampliar o sistema de reúso com a adição de água da pia do banheiro, água de enxágüe de máquina de lavar ou de água de chuva. O excesso de água fará com que se gaste a água em outras aplicações que não a do vaso sanitário. Essas aplicações só devem ser feitas caso a água do banho não supra a demanda no vaso sanitário. Para esses casos a água da pia, do enxágüe ou da chuva deve ser desviada para o circuito de entrada do sistema de reúso, passando por todo o processo que a água do banho passa antes de ser direcionada para o vaso sanitário.
Esse sistema, além de muito barato, é seguro por ser um circuito fechado, (Chuveiro, ralo do box, reservatório fechado e vaso sanitário), sem fácil acesso para manuseio ou ingestão por familiares ou terceiros.
Esse é o único sistema, que estimamos ser o mas indicado para aplicação imediata nos lares urbanos e que se paga pela economia da água.
A seguir alguns esquemas simplificados do reúso da água do banho residencial:

Nesse caso, educar os habitantes a usarem o vaso sanitário do banheiro de baixo.

clique para ampliar

clique para ampliar


Reúso da Água de Banho: Técnicas de Tratamento

A água de banho, apesar de muito mais limpa do que a do esgoto, apresenta aspectos químicos e biológicos especiais, cuja solução está sendo estudada por muitos grupos interessados no seu reúso.
Essa água é pouco homogênea, constituída por: resíduos de pele, sabões, detergentes, creme dental, cabelos, gorduras, suor, urina, saliva, placas bacterianas provenientes de ralos e outros.
Desta mistura resultam depósitos escuros no reservatório “A”, de difícil limpeza e aspecto pouco convidativo.
A tecnologia para o trato desse tipo de água ainda não é publica. A literatura das técnicas de reúso é extensa, mas sem oferecer claramente as informações que procurávamos.
SoSol e outros grupos de estudo empenham-se para que a água que chega aos vasos sanitários tenha aspecto limpo, seja estéril, sem cheiro ou cheiro agradável e atenda às "futuras" normas sobre água de reúso para esse fim.
Reforçando o aspecto da esterilidade, ela é perseguida para evitar uma eventual multiplicação de germens (infecção) nas partes mais sensíveis do corpo humano, os seus órgãos genitais, órgãos estes usualmente expostos a respingos provenientes dos vasos sanitários.
Em adição, buscamos técnicas de tratamento da água de reúso do chuveiro que sejam simples até para o usuário menos capacitado. Só assim esse projeto pode ser liberado para uso público.
Os caminhos de tratamento dessa água envolvem, entre outros:
Sistema de filtro simples e de fácil limpeza

Um sistema de filtro simples (peneira de malha fina, normalmente usada em cozinha) é colocada na entrada do reservatório "A". Esse sistema irá reter grande parte da sujeira vinda do banho. Essa sujeira (espécie de lodo) poderá ser removida facilmente e depositada no lixo orgânico (lixo da cozinha), diminuindo assim o volume de compostos sólidos que, se forem para a rede pública de esgoto, deverão ser eliminados em uma estação de tratamento, exigindo mais equipamentos e produtos químicos para limpar essa água.

Sistema de desinfecção e conservação
Após essa filtragem a água será tratada dentro de um reservatório com "cloro orgânico" (produto que não formam sub-produtos cancerígenos) que garantirá a desinfecção e conservação, deixando a água segura para o reúso no vaso sanitário.
A Sociedade do Sol e sua equipe tem consciência da seriedade da tarefa que está sendo enfrentada. Saiu-se da física dos fenômenos térmicos solares, (com o seu primeiro projeto do aquecedor solar popular - ASBC) para envolver-se em novos e ainda pouco conhecidos processos químicos e biológicos.

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia