Educação Ambiental: Tripulantes de draga recebem informações

Terça-feira, 2009-12-11

O Programa de Educação Ambiental do Porto do Rio Grande (ProEA-PRG), executado desde 2005, iniciou um novo processo na última quinta-feira (10), levando informações sobre a realidade socioambiental do município e região aos tripulantes da draga Juan Sebástian de Elcano, que realiza o aprofundamento do canal de acesso ao porto rio-grandino. Essa foi a primeira vez que o porto gaúcho realizou esse tipo de trabalho com a tripulação de uma draga, o que será implantado a partir de agora em todos os procedimento de dragagem.
A bordo da draga os integrantes do Programa palestraram para a tripulação brasileira, onde apresentaram vídeos e discutiram os temas abordados, que incluíram a contextualização de Rio Grande, o estuário, processos socioambientais, os novos empreendimentos que estão chegando no Porto, as maneiras de minimizar os impactos ambientais quando existirem, as ações ambientais que o porto realiza, entre outros temas.
De acordo com a coordenadora de execução do Programa, Isabel Gonçalves, a inclusão da tripulação da draga no processo tem como objetivo trabalhar com eles aspectos socioambientais para que tenham conhecimento do ambiente rio-grandino e da importância da sustentabilidade. Isabel explica que o Programa objetiva, através de um processo educativo continuado, contribuir para o enraizamento das bases da Educação Ambiental como fonte de reflexão para a construção da sustentabilidade. O Programa, que é uma das condicionantes da Licença de Operação do Porto do Rio Grande, concedida pelo Instituto Brasileiros do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), conta com quatro linhas de ação: funcionários do porto rio-grandino, Comunidade, Professores e Educadores e Educomunicação. As palestras inicialmente serão dadas aos tripulantes brasileiros e, posteriormente, aos estrangeiros. Os encontros serão realizados até abril de 2010, quando a draga deve concluir o aprofundamento do canal de 14 para 16 metros, no canal interno, e de 14 para 18 metros, no canal externo. Ao todo 64 tripulantes participarão do Programa, além dos outros 18 funcionários do consórcio Odebrecht e Jan de Nul, responsável pelo serviço de dragagem, que atuam em terra.

Fonte:
Alan Bastos

Assessoria de Comunicação Social

Porto do Rio Grande

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia