USP desenvolve asfalto capaz de absorver água de enchentes

O pesquisador José Rodolpho Martins, do Departamento de Hidráulica da USP, acaba de apresentar uma solução para amenizar a questão das enchentes nas cidades.
Martins coordenou uma equipe que desenvolveu a Camada Porosa de Asfalto (CPA), um pavimento com pequenos vãos capazes de absorver a água da chuva e armazená-la, entre uma camada e outra de pavimento, sem comprometer a qualidade do asfalto.
No momento da pavimentação, um sistema de drenagem é instalado. Ele absorve toda a água da chuva e a armazena em uma espécie de galeria. O sistema já foi aplicado em um dos estacionamentos da USP.

Custo elevado?

O custo de implantação do CPA é tido como elevado, superando em 25% do que o de um pavimento comum. Entretanto, é importante lembrar que em 2010 o governo federal direcionou mais de R$ 167 milhões em programas preventivos a danos causados por desastres naturais, como enchentes.
Apenas no Rio de Janeiro, foram empregados R$ 700 milhões, quantia cinco vezes maior que o orçamento previsto para prevenção durante 2011 como um todo.
(Com informações da Super Interessante e da Veja)

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia