Muitos ainda morrem de sede no Planeta Água

O Dia Mundial da Água se comemora todos os anos no dia 22 de março. No entanto, o consumo excessivo de água potável não pára de crescer. Principalmente nos países desenvolvidos, com toda a estrutura educacional e com acesso facilitado aos meios de comunicação. Enquanto isso, há regiões em diversos territórios do planeta em que a água potável é uma necessidade que poucos conseguem ter acesso.



Mas o contraditório de todas essa história é que o planeta Terra é também denominado de Planeta Água. Afinal, há diversas fontes naturais de água espalhadas pelo mundo. Entre eles, rios, lagos, geleiras, aquíferos, chuva e neve. Mas, pelo que parece, a diferença está no volume de água que cada país consegue extrair para, desta forma, oferecer para os respectivos cidadãos. Em muitas regiões, o consumo excede bastante a oferta natural.




Blog da Katia Rabelo: Hora do Planeta em respeito às vítimas no Japão e ao meio ambiente
Parques turísticos de Galápagos são afetadas pelo terremoto no Japão (Katia Rabelo)
Veja o caso da Península Árabe. Naquela região, o consumo ultrapassa em 500% a água disponível no próprio território, de acordo com um estudo elaborado pela Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO). Assim, é necessário importar água doce, através de caminhões-pipa, aquedutos ou pelo processo de dessalinização.


Porém, o maior consumo não é em países com o clima excessivamente seco, mas em territórios com elevado número populacional. Tanto que o sul da Ásia, por exemplo, consome quase 57% de toda a água doce do país, tendo o equivalente a um terço da população mundial. Consegue imaginar a quantidade de água que é consumido naquela região? Mesmo assim, há muitos que, até no sul da Ásia, não tem siquer água para matar a sede e, consequentemente, se hidratar. Um cenário lamantável...
Fonte:

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia