Reuniões do C40 em SP abordarão saúde, urbanismo, transporte público e educação

30/05/2011
O prefeito de São Paulo apresentou na sexta-feira, 27, a programação da quarta edição da Conferência da Rede C40, o maior evento de sustentabilidade das grandes cidades do mundo. Em coletiva de imprensa na sede da Prefeitura, foram divulgadas as principais informações da reunião, que ocorre de 31 de maio a 3 de junho, no Sheraton São Paulo WTC Hotel, Itaim Bibi

"Foi dada a largada para os trabalhos do C40 e as expectativas são as melhores possíveis. Mais de 500 participantes, dezenas de representantes de cidades de outros países e de capitais importantes do Brasil. Temos em São Paulo um recorde no número de inscritos", afirmou o prefeito.

Participaram do C40 São Paulo 16 prefeitos e 47 representantes de grandes metrópoles do mundo. Serão no total 5 plenárias e 16 sessões, em que as mais importantes cidades do mundo apresentarão iniciativas de sucesso para a conquista de um meio ambiente mais saudável e equilibrado. Pela primeira vez na história do evento, serão apresentados projetos nas áreas de saúde e educação.

"As grandes cidades querem um papel mais ativo na governança ambiental mundial, na tomada de decisões na questão das mudanças climáticas", apontou o secretário municipal do Verde e do Meio Ambiente.

A participação de São Paulo

A cidade de São Paulo fará apresentações em quatro sessões do C40, nas áreas de transporte público, planejamento urbano, captação de gases e drenagem. "A idéia é trazer ações concretas para melhorar o meio ambiente e a qualidade de vida da população", explicou o secretário municipal de Relações Internacionais.


No dia 1º de junho, às 14h, o secretário municipal de Transportes estará na sessão 2 - Corredores de Ônibus e Programas de Ônibus de Baixas Emissões, da qual participarão Johanesburgo, na África do Sul, Seul, na Coréia, e Curitiba. No mesmo dia, às 16h, o secretário municipal de Desenvolvimento Urbano discutirá sobre as Cidades Compactas (sessão 6), com os municípios de Paris, na França, Barcelona, na Espanha, e Roterdã, na Holanda.


No dia seguinte, 2 de junho, às 13h15, Antônio Carlos Delbin, diretor-técnico de Biogás e Energia Sustentável, será o moderador da reunião que debaterá Captura de Gás em Aterros Sanitários e Geração de Energia (sessão 12), da qual participarão Jacarta, na Indonésia, Cidade do México, no México, e Lima, no Peru. Em seguida, às 15h, o secretário do Verde e do Meio Ambiente representará São Paulo na última sessão do evento com o tema Drenagem Urbana e Adaptação. Nesse encontro, apresentarão projetos Houston e Nova York, dos Estados Unidos, Roterdã, na Holanda, e Rio de Janeiro.

Sobre a C40

A Rede C40 de Grandes Cidades (C-40 Large Cities Climate Leadership Group) é uma organização que reúne, a cada dois anos, as maiores cidades do mundo para a discussão do papel dos governos locais no combate às mudanças climáticas. Atualmente, são 40 cidades participantes e 19 afiliadas, distribuídas nos seis continentes e conta, desde 2006, com o apoio da Fundação Clinton, dirigida pelo ex-presidente norte-americano. A parceria garante, entre outras coisas, o desenvolvimento e a efetivação de projetos para o consumo de energia sustentável nas metrópoles.
Mais informações sobre a programação do evento estão disponíveis no site.

Primeiras delegações internacionais chegam à Cidade

A cidade de São Paulo já vivencia o clima da C40 São Paulo Summit. As primeiras delegações estrangeiras começam a chegar neste domingo, 29. Representantes de Austin (EUA), Sydney (Austrália) e Cidade do Cabo (África do Sul) serão os primeiros. No total, 72 cidades estarão representadas no Sheraton São Paulo WTC Hotel. Destas, 47 são membros fixos da C40 e 25 são municípios convidados.

Além do prefeito de São Paulo, a conferência da Rede C40 contará com as presenças das seguintes personalidades: o prefeito de Nova York, Michael Bloomberg, atual presidente da C40; o ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton, cuja fundação é uma das organizadoras do evento (Fundação Clinton); o presidente do Banco Mundial, Robert Zoellick; o ex-presidente da Colômbia, Andrés Pastrana; o ex-primeiro-ministro da Holanda, Ruud Lubbers; entre outros.

Na segunda-feira (30), desembarcam na Cidade os membros de Adis-Abeba (Etiópia); Amsterdã (Holanda); Barcelona (Espanha); Cingapura; Dar Es-Salaam (Tanzânia); Jacarta (Indonésia); Lagos (Nigéria); Londres (Inglaterra); Malmö (Suécia); Melbourne (Austrália); Moscou (Rússia); Roterdã (Holanda); São Francisco (EUA); e Tóquio (Japão).

Na data que marca o início dos eventos, terça-feira, 31, chegam as seguintes delegações: Basiléia (Suíça); Berlim (Alemanha); Buenos Aires (Argentina); Caracas (Venezuela); Changwon (Coréia do Sul); Cidade do México (México); Copenhague (Dinamarca); Delhi (Índia); Daca (Bangladesh); Filadélfia (EUA); Heidelberg (Alemanha); Ho Chi Minh (Vietnã); Hong Kong (China); Lima (Peru); Los Angeles (EUA); Madri (Espanha); Manchester (Inglaterra); Nova York (EUA); Paris (França); Portland (EUA); Santiago (Chile); Seattle (EUA); Seul (Coréia do Sul); Toronto (Canadá); e Vancouver (Canadá).

Representantes de cidades como Atenas (Grécia) e Yokohama (Japão) estarão na Cidade a partir de quarta-feira (1º de junho), quando ocorre a cerimônia oficial de abertura da C40 São Paulo
Autor:   Alexandre Santos


Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia