Rios Voadores - Gérard Moss - Entenda porque é tão importante manter a Floresta Amazônica


Chuvas sobre florestas são determinantes para as nuvens que carregam água para outras regiões

Rios Voadores - Gérard Moss - Entenda porque é tão importante manter a Floresta Amazônica

Por Marise Jalowitzki

08.abril.2011
Gérard Moss é mais uma influenciadora voz que se soma a tantas outras, para parar o desmatamento. Ele é engenheiro e aviador, cresceu na Suíça e vive no Brasil há quase 30 anos. Expõe o fruto de suas pesquisas sempre que pode, tentando obter aceitabilidade. Semeador de consciência ambiental.
Junto com sua esposa, Margie Moss, já sobrevoou mais de 100 países e, há muitos anos, pesquisa a influência dos ares sobre a quantidade e qualidade das chuvas, o que vai influenciar diretamente a qualidade do solo e os alimentos que ele produz. O tipo de clima de diferentes regiões. E de como tudo isso está interligado e pode se alterar pelas mãos que usam a motossera e arrasam com as árvores.

Gerárd e Margie Moss mapeiam caminhos das nuvens, determinando qualidade e quantidade das chuvas
A explicação que ele fornece no video, sobre a direção das nuvens sobre as florestas e de como isso é determinante para a manutenção do clima é bem importante, para que entendamos a relevância que significa as linhas dos ventos cruzarem por uma floresta, ao invés de, apenas, "sobrevoar concreto".
Hoje, 1/5 (um quinto) da Amazônia Ilegal (a que foi desmatada sem licença ambiental) é responsável pelos grãos produzidos no mundo. Portanto, esse discurso de "matar a fome do mundo", sabemos, faz tempo que já recebeu todos os provimentos possíveis (e impossíveis). O que foi desmatado não volta. É preciso impedir a continuidade.
Cada árvore adulta transpira 300 litros de água (H2O) por dia.
Fome, sabemos, é produto da falta de vontade político-econômico-social.
Só o que o Rio Grande do Sul, todos os anos, apresenta de desperdício por falta de silos para armazenar os grãos, com certeza, muitas vezes "puxaria" para baixo os preços dos alimentos. Mas, dentro do atual modelo econômico (falido em termos de bem estar mundial), quando o preço baixa por demais, há mais consumo e a inflação sobe. Ou seja, a manutenção da carência para um segmento enorme da população é um política.
No video está todo o projeto que ele comprova e defende.
A Floresta como recicladora de Água, precisa ser preservada.

Rios Voadores -
Gérard Moss e seu projeto Rios Voadores é patrocinado por empresas importantes, como a Petrobras... Sabemos como funcionam os mercados de carbono. Financiar programas inovadores significa destinar um percentual do orçamento anual para projetos (no caso, ambientais) o que não garante, em absoluto, que ele vá ser implantado.As forças governamentais parecem singrar por outras rotas! É provável que esse seja apenas mais um projeto. E que a derrocada da floresta seja fato consumado.
Antes, porém, de dar o fato como encerrado, resta-nos lutar e defender um patrimônio planetário, capaz de promover a continuidade da espécie humana assim como a conhecemos.
As mutações, sabemos, são imprevisíveis. Parece ser ao gosto dos cientistas. Mas, como as cobaias são a população comum, ou seja, você e eu, com certeza, para nós é um péssimo negócio. Experimenta primeiro, vê no que dá, depois? Eu fora! Dentro do meu possível, vou contestar este modelo.
Diz Gérard: "Meu sonho é que se pare, de vez, de trocar floresta por pasto, floresta por soja. E que não se corte mais NENHUMA ÁRVORE." Também é o nosso. Tornado realidade.
Mais sobre o projeto: http://www.brasildasaguas.com.br/
Conheça também:
Amazonia -
em 2010 o desmatamento aumentou 994%!!!
AMAZÔNIA é a Vilã do Aquecimento Global!!??
A BARBARIDADE DO SÉCULO!
Por Marise Jalowitzki

Fonte: http://compromissoconsciente.blogspot.com/2011/04/rios-voadores-gerard-moss-entenda.html?spref=tw

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia