Com IBM, Inpa fará enciclopédia digital sobre biodiversidade







A plataforma, que deve registrar dados sobre a flora amazônica, foi batizada de "Wikflora"

Gilberto Costa, da Agência Brasil

Vitórias-régias na região da Amazônia: segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia,
 a ideia do portal partiu do próprio ministro Aloizio Mercadante


Brasília – O Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa) e a companhia norte-americana de computadores e sistemas de informática IBM vão criar uma plataforma para registro de dados sobre a flora amazônica.
O projeto, já batizado de “Wikflora”, será desenvolvido por meio de um convênio a ser assinado nesta tarde em Brasília pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Aloizio Mercadante, e o presidente da IBM Brasil, Ricardo Pelegrini.
A proposta prevê a criação de um portal eletrônico de “ciência cidadã”, que permita a colaboração de cientistas, de professores e da comunidade na investigação da diversidade biológica e que utilize ferramentas de redes sociais e semelhantes às da Wikipedia.
Segundo o Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), a ideia do portal é do próprio Mercadante, que em janeiro visitou a Reserva Experimental Adolpho Ducke, pertencente ao Inpa.
“Temos a necessidade de fazer a enciclopédia digital da biodiversidade da Amazônia. Precisamos conhecer melhor a nossa riqueza”, disse o ministro à época da visita.

Fonte:http://agenciabrasil.ebc.com.br/galeria/2011-06-15/aloizio-mercadante-e-ricardo-pelegrini-firmam-parceria-para-projeto-comunidade-ciencia-0

Comentários
0 Comentários

0 comentários:

Postar um comentário

 
Eco Harmonia